2º DOMINGO DE ADVENTO

E TODAS AS PESSOAS VERÃO A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS!

Estas são as palavras que concluem o Evangelho deste Segundo Domingo do Tempo do Advento. São palavras que nos mostram o caminho de Salvação que está se desenhando neste tempo tão importante para toda a Igreja. Estas são, de fato, Palavras de Salvação.

Estamos apenas no início do ano litúrgico. E desde agora já somos apresentados ao mistério da Salvação. Afinal de contas, é justamente isso que os anjos falaram aos pastores quando revelaram o nascimento do menino Jesus: “Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi!” (Lc 2,11).

É precisamente por isso que a liturgia de hoje nos convida a olharmos para a realidade da salvação. Não apenas isso. Somos chamados a nos prepararmos para essa realidade da Salvação. O tempo do Advento é justamente essa preparação. E hoje neste Evangelhos somos levados para essa necessidade de nos prepararmos.

O evangelho deste domingo é uma das raras vezes que não ouvimos Jesus falando. Mas apesar de Jesus não falar, o evangelho nos fala de Jesus. E precisamos nos preparar para esse encontro com o Senhor. O evangelho diz: “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”.

Essas duas realidades estão profundamente relacionadas. Para acolhermos a Salvação um compromisso da nossa parte é preciso, preparar o caminho para que o Senhor possa chegar, endireitar os caminhos da nossa vida. Aqui entramos na dinâmica própria da Salvação. A salvação começa em nossas vidas com a chegada do Cristo Salvador. E com a sua chegada ele nos traz aquilo que é necessário para a Salvação: suas palavras, seus ensinamentos, seus mandamentos, o seu exemplo e a sua entrega de vida.

Para vermos a Salvação é preciso que tenhamos a disposição de procuramos o Salvador. Mas é claro que para nós e para este nosso tempo isto se manifesta na apropriação da vida do Cristo. Mas como fazer isso? É fato incontestável que se nos afastarmos da vontade de Deus sobre nossas vidas, experimentamos de realidades que nos colocam em situações de perdição, isto é, estar perdidos, sem rumo, sem saber para onde ir. Assim como uma pessoa perdida num lugar desconhecido que precisa de alguém para a resgatar, tirar daquele lugar, salvar ela.

É assim que o Senhor nos salva. Ele nos leva a ver a realidade da nossa vida e aquilo que Ele nos oferece. Muito melhor ainda: Ele dá a sua vida por todos nós. Para que da vida do Senhor possamos aprender a conduzir as nossas vidas.

Diante de tudo isso precisamos primeiramente nos perguntarmos sobre a realidade da nossa Salvação. O que em nossa vida precisa ser alcançado pela Salvação que vem de Deus. Quais são as realidades que estão presentes em nossas vidas e que nos impendem de enxergar esta salvação que o Senhor Jesus veio nos trazer. Identifique o que precisa ser mudado na sua maneira de viver e aplainai os seus caminhos, para que o Senhor possa trazer a sua Salvação.

Como você pode fazer com que a Salvação de Deus seja real para a sua vida? Como você pode acolher a salvação de Deus na sua vida. Nós estamos nos preparando para acolher o nosso Salvador. E desde já a Igreja nos chama a nos colocarmos a caminho do encontro com o Senhor. Busquemos nos encontrar com Ele desde agora em tudo aquilo que fizermos. Que as nossas atitudes demonstrem que estamos procurando a nossa salvação e um dia nos encontramos com os nosso Salvador.

Pe. Jefferson Klayton – Pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Jaciara.