Cardeal Parolin: o sofrimento do Afeganistão poderia ter sido evitado

VATICANO NEWS

A situação no país asiático e a questão das vacinas são alguns dos tópicos sobre os quais o Cardeal Parolin falou durante sua visita ao Santuário de Montevergine.

A situação no Afeganistão não é simples: a decisão da retirada das forças ocidentais poderia ter sido tomada de forma mais ordenada e sem criar todo esse sofrimento. Esta é a opinião do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, em visita ao Santuário de Montevergine, onde presidiu a celebração eucarística que encerrou as celebrações em honra da Nossa Senhora do Santuário. O cardeal explicou que acompanhou a situação do ponto de vista humanitário, mantendo contato com as pessoas que trabalham ali. Conseguimos trazer para casa o sacerdote e as irmãs de Madre Teresa que estavam presentes e que não queriam deixar as crianças que cuidavam, disse, salientando que em meio a tantas situações de violência, o fato de contar com gestos de amor como este dá muita alegria e esperança de que se possa fazer mais e melhor.

Também falou sobre a pandemia especificando que a Igreja não entra no mérito das normas e leis do Estado italiano, assim o cardeal reiterou o que o Papa Francisco disse: vacinar é um ato de amor a si mesmo e aos outros, e é um ato de responsabilidade, renovando deste modo o apelo para enfrentar corajosamente os desafios colocados pela emergência sanitária.  Sobre a cirurgia a que o Papa se submeteu em julho, ele explicou que Francisco está se recuperando muito bem. Por fim o cardeal também acrescentou que transmitirá ao Papa o convite para visitar o Santuário de Montevergine que se encontra na região de Abruzzo na Itália central.