Pastoral Vocacional

CONGREGAÇÃO SANTA CLARA

Na tarde de Domingo do dia 04 de Julho de 2021 as 15h00min, reuniram-se na Casa Fraternidade Santa Clara das Irmãs Catequistas Franciscanas, a equipe de Pastoral Vocacional, composta pela coordenadora Irmã Catiana Menezes, Eliene Paulina, Maria Cícera, Maria Aparecida e Terezinha.

[…] A Pastoral Vocacional é uma equipe que trabalha na comunidade eclesial em profunda sintonia com a igreja particular, para auxiliar o surgimento, dar acompanhamento das vocações familiar, laicais, sacerdotais, religiosas e missionárias.

Tem Como objetivo;

• Favorecer, de modo especial, o surgimento à vida sacerdotal, à vida religiosa e à vida missionária.

• Incentivar para que haja, na paróquia, um clima de evangelização e catequese permanente, pois, numa comunidade evangelizada e evangelizadora as vocações surgem naturalmente.

• Procurar integrar todas as pastorais da paróquia no trabalho vocacional.

• Conscientizar os fiéis em geral, os jovens as famílias, no que diz respeito ás vocações numa Igreja toda ministerial.

• Promover momentos de oração entre os fiéis, a fim de pedir vocações, conforme o mandato de Jesus (Mt 9, 35-38).

Devido a Pandemia Covid 19, não será possível realizar estas formações de forma presencial com os jovens.

A equipe deu inicio ao evento com o cântico de boas vindas, em seguida as bênçãos inicias “sinal da cruz”, e cântico “em nome do Pai”.

Foi preparada pela Maria Cícera, uma bela dinâmica, onde cada integrante do grupo retirou um papel escrito a seguinte frase “Deus me chamou para”.

Cabia ha cada pessoa completar a frase, com as palavras que descrevia a sua vocação no mundo, assim a equipe expões seus dons, “missão religiosa, maternais, matrimoniais”.

Discutiram, sobre os jovens da atualidade e meios de evangelização, para aproximá-los de Deus e da comunidade cristã.

Ressaltaram gratidão ao saudoso Bispo Dom Juventino Kestering, qual trabalhou pela catequese na Igreja, meio de evangelização aos jovens e adultos.

Recordaram as vocações nascida da Paróquia São José Operário, tais com Pe. José Eder, Pe. Jhonny Nery, Pe. Arthur Brito.

Gratidão ao Pároco emérito Pe. Lothar Bauchrowitz, qual formou a Igreja e comunidade São José Operário, aos padres que passaram pela paróquia, e ao atual Pároco Volnei Luiz Weber, que está dando continuidade ao legado desta amada paróquia.

Rezaram por todos estes, e pelas vocações que Deus irá preparar nos corações dos jovens.

Enceraram o evento com orações, e cânticos alegres, e uma confraternização, com lanche preparado pela Irmã Catiana Menezes.

Texto e Foto – Eliene Paulina

Pascom – Pastoral da Comunicação