Presbíteros em Retiro Espiritual

CASA DE FORMAÇÃO – FÁTIMA DE SÃO LOURENÇO

Entre os dias 22 a 25 de fevereiro de 2021 os padres da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga estiveram em retiro espiritual. O mesmo realizou-se na Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço que tem todas as características para o devido cuidado neste tempo de pandemia. Contou com a presença de 27 padres e teve como orientador Dom Eugenio Rixen, bispo emérito da diocese de Goiás Velho.

O orientador aprofundou temas para a meditação em torno da Palavra de Deus e teve como objetivo ajudar o presbítero a fazer a experiência do encontro com Deus Vivo e ao mesmo tempo prepara o presbítero para melhor viver e ajudar o povo de Deus a vier a Quaresma e a Campanha da Fraternidade. Com o método da leitura orante aprofundou temas núcleos como o chamado dos discípulos, o encontro de Jesus com a Samaritana, a parábola do Filho Pródigo, as bem aventuranças, a misericórdia a importância da oração e a presença de Maria, mãe de Jesus em nossa vida. Além da celebração diária da missa, da oração da Liturgia das Horas os presbíteros rezaram a via Sacra, uma noite inteira de adoração, a oração do terço, a celebração penitencial.

O retiro foi marcado por um clima de silencio para melhor aprofundar as reflexões e no silêncio encontrar com o Deus vivo.

Na missa de encerramento, presidida por Dom Juventino, na homilia fez uma síntese da experiência do retiro, convidou os presbíteros para elaborarem um programa de vida e depositarem na mesa do altar. No final Pe. Gunther Lendbradl, vigário geral, agradeceu Dom Eugênio a disposição em orientar o retiro e expressou o agradecimento em nome de todos os presbíteros. Dom Juventino enfatizou a presença dos padres, o aproveitamento do retiro e os convidou para ajudarem o povo de Deus viver a quaresma e celebrar a pascoa neste tempo sofrido, de incerteza e perdas. Almejou que a Pascoa seja um sinal de esperança e de vida.

Pastoral da Comunicação – Pascom