Cristo é a Nossa Paz

TEXTO BASE DA CF

 

Estamos no tempo da quaresma, tempo de Campanha da Fraternidade que ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade (Ef 2,14). O Texto Base da CF 2021 traz linda reflexão sobre Cristo, a nossa paz.

  1. Nas bem-aventuranças, em Mateus (5,9) se diz: “a pessoa que promove a paz é chamada de filho e filha de Deus’: Compreendemos através do evangelista João que a “paz é dom do Cristo ressuscitado” (Jo 20,26). A paz é uma condição do reino de Deus (Rm 14,17). O Evangelho promove a paz e a comunidade confessa que Cristo é a paz que derruba os muros de separação e reconcilia as pessoas inimigas (Ef 2,11-14).
  2. O testemunho bíblico a respeito da paz é extremamente rico e nos desafia a entendermos o Evangelho como “promoção de paz’: Ao avistar a cidade de Jerusalém, Jesus chorou, porque ela desconhecia aquele que poderia lhe prover a paz (Lc 19,41).
  3. A paz, shalom, é um tema genuinamente bíblico. Muito mais do que a mera ausência de guerra, é a realidade de salvação expressa na promessa profética do “Príncipe da Paz” (Is 9,6; Mq 5,4-5). Na visão do Reino Messiânico, a promessa de paz inclui até os animais selvagens (Is 11,1-9). O salmista confessa em sua prece que amor e verdade se encontram, justiça e paz se abraçam (SI 85,8-14). Isso é a certeza da presença de Deus no meio do povo, que impele a viver os valores relacionados com essa presença que é amor, verdade e justiça.
  4. A história da salvação tem uma dimensão social, que se fundamenta em Deus. Isso fica claro quando se diz que judeus e gentios, agora reconciliados “em um só espírito’: reconhecem Deus como Pai. A paz, enquanto reconciliação com Deus (Ef 2,1), traz algo novo, que em Efésios é expresso pela palavra-chave “adoção”: Um novo relacionamento com Deus, que tal qual Pai de Jesus Cristo é também Pai de todas as famílias (Ef 3,15).
  5. A paz que brota da fé em Cristo é a superação da inimizade e do ódio. Ela promove a unidade (Ef 4,1-6), enquanto o ódio provoca inimizades e agressões e a guerra mata e destrói. A paz permite cuidar e reconstruir a convivência social- “sois da família de Deus” – irmãos e irmãs (Ef 2,19).

 

Fonte:

Texto Base da CF 2021