Seminário Jesus o Bom Pastor

SEMINÁRIO CELEBRA DIVERSOS RITOS

O Seminário Maior Jesus Bom Pastor da diocese de Rondonópolis-Guiratinga,com sede em Várzea Grande/MT celebrou no dia 14 de fevereiro de 2021, na Catedral Santa Cruz, a missa com admissão às ordens sacras e instituição de leitores e acólitos. Os ritos foram presididos pelo Bispo Dom Juventino Kestering, concelebrado pelo Padre José Éder R. Lima, pároco da Catedral, Pe. Jefferson Klayton V. Aragão, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Jaciara e Pe. Jhony Willliam Nery de Souza, reitor do Seminário Maior.

Após os ritos iniciais da celebração e a oração da Coleta iniciou o rito de Instituição de Leitores. Pe. Jhony, reitor e formador procedeu à chamada de Luan Batista Furtado Ferreira e Rafael da Silva Souza. O Bispo por sua vez fez uma explicação à comunidade sobre o sentido deste rito para a Igreja e comunidade e exortou aos candidatos a cinco atitudes: Ler e estudar a Palavra de Deus, proclamar com alegria e entusiasmo, explicar a Palavra de Deus ao povo, meditar pessoalmente a Palavra e a transformar em atos concretos de vida cristã.

Após o sim e exortação o bispo rezou: Ó Deus, fonte de toda luz e bondade que enviastes vosso Filho Unigênito, o Verbo da vida, para revelar à humanidade o mistério de vosso amor, abençoai + estes nossos irmãos escolhidos para o ministério de Leitor. Concedei que, meditando sem cessar vossa palavra, possam impregnar-se dela e anunciá-la fielmente a seus irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Cada um dos candidatos aproxima-se do Bispo, que lhes entregou o livro da Sagrada Escritura e os convidou para a leitura dos textos na Liturgia da Palavra da Missa.

Após a homilia e profissão de Fé procedeu-se o rito da Instituição de Acólitos Novamente Pe. Jhony chamou os candidatos a serem instituídos no ministério de Acólito, os seminaristas Andritony Anchieta Adriano e Gabryell Matheus Soares da Silva Menezes. Ambos já estão finalizando o Curso de Teologia. Proferido o sim como resposta ao chamado novamente o bispo os exortou sobre o sentido de ser acólitos: participantes do mistério da Igreja, a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, e também a de distribuir a sagrada Comunhão aos fiéis, mesmo enfermos, como ministros extraordinários, procurar entender o sentido espiritual daquilo que fazeis, oferecendo-vos todos os dias como oblações espirituais,  agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Na exortação rezou “Ó Deus, de suma bondade, que por vosso Filho Unigênito entregastes à vossa Igreja o pão da vida, abençoai + estes nossos irmãos escolhidos para o ministério de Acólito e concedei que se dediquem ao serviço do vosso santo altar, distribuam fielmente o Pão da vida aos seus irmãos e cresçam na fé e na caridade, para edificação da vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor”. Os candidatos aproximaram do Bispo, que lhe entregou a patena com o pão e a galheta com o vinho a ser consagrado, dizendo: “Recebe o pão e o vinho para a celebração da Eucaristia e procede de tal modo que possas servir dignamente à mesa do Senhor e da Igreja”.

Seguiu ainda o rito da admissão entre os candidatos à Ordem Sacra. Pe Jhony apresentou os seminaristas: Hemerson Felipe Bastos, Jefferson Soares Garcia e Marcio Lucas Rodrigues. O bispo os exortou: “Vocês se apresentam diante da Igreja para serem admitidos entre os candidatos à sagrada Ordem. Cristo nos deu este preceito: “Rogai ao Senhor da messe que mande operários para sua messe.” “O Senhor conduz e assiste com sua graça aqueles que escolhe para participar do sacerdócio hierárquico de Cristo, enquanto os confia a nossos cuidados, para que, ao reconhecermos sua idoneidade, possamos chamá-los como candidatos comprovados e consagrá-los ao serviço de Deus e da Igreja pelo especial dom do Espírito Santo” E continuou “iniciastes o tempo de formação, no qual aprendeis a viver sempre mais de acordo com o Evangelho, a radicar-vos na fé, na esperança e na caridade. Praticando essas virtudes pessoais, possais crescer no espírito de oração e no zelo de ganhar a todos para Cristo”. Os candidatos responderam “presente”, e o bispo rezou: “A Igreja recebe com alegria o vosso propósito. Deus, que o inspirou, vos dê a graça de realizá-lo”.

A missa continuou com seus ritos normais e no final da celebração Pe. Jhony fez os agradecimentos e falou sobre a importância de conhecer o Seminário Maior, de ajudar na manutenção, de rezar e promover as vocações sacerdotais e religiosas.

Pastoral da comunicação – Pascom