Reunião da Ampliada Das CEBs do Brasil

A FORÇA DA PEQUENA SEMENTE

 

Neste final de semana, dias 30 e 31 de janeiro, a Equipe Ampliada das CEBs do Brasil esteve reunida com o Secretariado do 15º Intereclesial, assessores e convidados. A reunião Ampliada das CEBs acontece anualmente, na diocese anfitriã do Intereclesial que acontecerá na cidade de Rondonópolis-MT, de 18 a 22 de julho de 2023, e tem como Tema: “CEBs: Igreja em Saída na busca da Vida Plena para Todos e Todas” e lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra…” (Is 65,17ss). Este ano, em razão dos riscos de contaminação pela COVID 19 e das medidas de prevenção o encontro acontece de forma remota, pelas plataformas digitais. Estão participando aproximadamente 80 pessoas dos diversos regionais das CNBB. Também se fazem presentes Dom Juventino Kestering, bispo Rondonópolis/Guiratinga-MT, diocese anfitriã; Dom Gabriele, bispo de Floresta-PE, referencias das CEBs do Brasil e Dom Geovane Pereira de Melo, como convidado. 

A reunião teve início com oração e recordação da vida.  Animados pelo canto “Trovas ao Cristo Libertador” de Dom Pedro Casaldáliga e o grito profético: “Viva a Esperança”, todos e todas rogaram ao Deus da Vida: “que o povo se encha de toda a alegria e paz” pela fé no Ressuscitado. 

Dom Juventino Kestering ressaltou que “é um grande desafio organizar um Intereclesial nesses tempos de pandemia, sem descuidar do objetivo principal que é animar as comunidades, revitalizando-as nesse tempo novo, envolvendo as juventudes, dando lugar aos que chegam, especialmente as novas lideranças, renovando a comunhão com a Igreja do Brasil, nos ensinamentos do Papa Francisco, atentos aos desafios da cultura urbana, com suas periferias geográficas e existenciais.

O referencial das CEBs do Brasil Dom Gabriele afirmou que as comunidades são “A força da pequena semente! Quanta força um pequeno broto tem que fazer para romper a escuridão da terra e aparecer”. Segundo ele, nesses tempos de incertezas e sofrimentos “é preciso tornar essa terra um jardim verdadeiro, pela força do Espírito Santo e fortalecidos pela comunhão de cada um e de cada uma”!

Nos momentos seguintes as grandes regiões fizeram uma bonita partilha, apresentando os desafios, alegrias e esperanças para as comunidades eclesiais de base cujo texto será transcrito no relatório final.

Para a formação foi convidado o Pe Francisco Aquino Júnior que apresentou uma reflexão com o tema: “O Esperançar das CEBs a faz crescer na igreja e na sociedade” Pe. Aquino trouxe elementos importantes para a caminhada das CEBs, partindo do Concilio Vaticano II até o sonho da Igreja Sinodal apresentada pelo Papa Francisco. “Pensar uma Igreja Sinodal compreende uma mudança de mentalidade, de hábitos, de cultura e de estruturas. A dureza e as dificuldades não podem ser empecilho. Não podemos abrir mão da comunidade. A comunidade é fermento de fraternidade, com fraternidade, ternura e delicadeza nas relações, sem entrar na lógica das disputas e sim de conversão pessoal e engajamento nas lutas e movimentos sociais, sempre em vista da implantação do Reino de Deus”. A manhã encerrou-se com a Fila do Povo, conforme escreveu Leoni Garcia de “Comunica 15”.

À tarde com a coordenação de Rinaldo Rinaldo Cardoso Meira e Raquel do Nascimento da Silva aconteceu encontro dos Grupos de Trabalho (GTs) da Ampliada Nacional das CEBs, espaço de participação e planejamento e comunhão. (Grupo de Trabalho liturgia, sustentabilidade, arte e cultura, comunicação, formação) com as seguintes questões orientativas: 1. Como o GT tem contribuído na animação das CEBs do Brasil? 2. Do planejado (janeiro de 2020) o que foi feito? O que não conseguiu? 3. Quais os desafios que permanecem? 4. Tendo em vista o 15° Intereclesial Quais os próximos passos ou replanejamento que o Grupo de Trabalho está pensando para os próximos anos?

Após uma hora de trabalho cada grupo de trabalho fez um relatório das questões sugeridas e indicou caminhos para a animação das comunidades e a realização do 15ª Intereclesial. Já no final da tarde, encerrada a participação do grande grupo o Secretariado diocesano das CEBs e a coordenação Nacional das CEBs se reuniram para a avaliação das atividades do dia bem como o planejamento para o dia seguinte. E às 19:30 horas foi o momento celebrativo com o tema “Vamos para outra margem” (Mc 4,35) coordenado por Adilson José e Maria Aparecida Silva com a seguinte motivação.

Queridas irmãs e irmãos das Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil, bem vindas/os… em comunhão com todos vocês nos reunimos, desde modo peculiar, .para dar graças ao Deus da vida que caminha conosco, ouve o clamor do seu povo’ e se revela nos gritos de tantos irmãos que, clamam por dignidade, por saúde, por vacina, por uma nove terra … Continuemos nosso caminho de preparação rumo- ao 15° intereclesial, promovendo a esperança e invocando a Trindade. Sente que sopre sobre nós o hálito que tudo recria e faz novas todas as coisas …  e a comunidade canta::

De todos os cantos viemos, para louvar o Senhor, Pela eterna bondade, Deus vivo e libertador. Todo povo reunido, num canto novo louvor.’ Glorificado seja, bendito seja Jesus redentor

No domingo (31/01/202) após a oração da manhã preparada pelo Grupo de Trabalho: Liturgia os trabalhos foram reiniciados. Com a seguinte Pauta: Encaminhamentos sobre o processo de construção do 15° intereclesial: – Proposta de calendário de participação dos regionais no dia D (15 de cada mês) e- Situação da contribuição financeira dos regionais para o 15 (prestação de contas/carnê de contribuição para o 15), coordenado por Rinaldo.

– Ações previstas no Projeto 15 que dizem respeito aos regionais ou decisões da Ampliada como articulação nacional e visitas; Edição jornal a caminho, coordenado por Adilson José.

Motivação sobre as cartas mensagens para as comunidades – Marilza.

– Símbolo que vai percorrer os regionais – Padre José Eder/Elaine

– Informes sobre o Marco Referencial – Dom Juventino.

– Apresentação do esquema do texto base – Ir. Thea;

– Informações sobre a Cartilha sobre as CEBs – Marilza

– Informes dos Regionais e outros (via inscrição pelo chat).

Oração de encerramento, agradecimentos e benção final.

Senhor, queremos ser força para continuarem a missão de evangelizar, à luz do Evangelho, de serem lideranças cristãs na comunidade e na sociedade, de resgatarem valores que se colocam a serviço da vida nova, vida plena para todos e todas. Ouvi o grito que sai do chão dos oprimidos em oração.

 

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga