Marco Referencial para o 15º Intereclesial das CEBs

“Sopra-me, Sopro fecundo”. O Espírito de Deus que sopra onde quer, sopre sobre nós e nos ilumine nesta caminhada rumo ao Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. É a certeza que temos de que não estamos sós. Seguimos com Deus e a Virgem Maria. Com este esperançar, foi realizado em 15 de dezembro de 2020 o lançamento do “Marco Referencial para o 15º Intereclesial”, um marco que sinaliza os rumos por onde seguirá a caminhada.
D. Juventino Kestering aponta os sinais de esperanças e luzes desse processo em construção:
1- O marco referencial quer ser uma pedra fundamental no qual as comunidades vão se construindo, uma estaca, neste tempo de crise política, social, econômica, cultural, religiosa, moral, comportamental, que vai abrir horizontes para nos situar na caminhada;1- O marco quer ser referência para a caminhada das comunidades, para reanimar, renovar, tornar as comunidades missionárias, inseridas no contexto da vida, sejam rurais ou urbanas, periféricas;
2- A luz da fé, levar na raiz do povo bíblico, caminhada do povo bíblico, de Abraão, dos profetas, de Moisés e de Maria, de Jesus; levar à comunhão com a Igreja, nosso compromisso como batizados, temos a missão de ser sal, luz, fermento de transformação de um mundo novo, “um novo céu, uma nova terra”, com mais fraternidade, mais pão na mesa, estar a serviço da vida;
3- O marco quer abrir caminhos de esperançapara os idosos, os casais, a juventude, as crianças, mesmo em meio aos desafios; “nós não somos um povo de lamentação, somos homens de mulheres de esperança”… que acreditam no ideal das comunidades. Onde semeamos comunidade, nasce uma vida nova.
Este é um texto , que chegou, não como um texto pronto e acabado, mas como parte de um processo em permanente construção.
Boa leitura a todas e todos. Seguimos juntas e juntos na caminhada.
Marilza J L Marilza Schuina