Natal na Aldeia

ALDEIA PIEBAGA

Durante o mês de dezembro Irmã Valdina, Irmã Catequista Franciscana e missionária na aldeia Indígena de Piebaga, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, realizou junto com a comunidade Bororo as novenas de Natal. Já nas vésperas de Natal celebrou a última novena lembrando a noite de Natal. A comunidade indígena participou em especial as crianças que cantavam e rezavam na língua Boe. No final todos participaram de uma confraternização com pães, bolos e bolachas partilhadas e preparadas na própria aldeia.

O Povo Bororo tem um apreço especial pelos ritos celebrativos de Natal, pois para a cultura Bororo o nascimento de uma criança, o rito de dar o nome, de assumir a cultura é um dos ritos significativos para a cultura. Daí a importância das celebrações natalinas. Pedem que o Menino Jesus abençoe as crianças e as livre dos males em especial que não falte comida e que não fiquem doentes.

Pastoral da Comunicação – Pacom