Aldeia Córrego Grande

RITO DE NOMINAÇÃO E BATISMO

 

No decorrer dos dias 20 e 21 de novembro de 2020, na aldeia Córrego Grande, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, seguindo a tradição da cultura Bororo realizaram-se os ritos de nominação de crianças da aldeia. Esse rito corresponde ao batismo dentro da cultura Bororo.

 Os ritos têm inicio semanas antes com a escolha da data pelos chefes culturais e a preparação dos enfeites culturais, convite aos padrinhos, caçadas e pescarias rituais, preparação de alimentos. Na véspera, as famílias-clãs se reúnem e começam a preparar os enfeites culturais segundo o clã a que a criança pertence. No meio da tarde a criança é levada às famílias para convidar parentes para participar dos rituais. Já no final da tarde, a comunidade e chefes culturais se reúnem e recebem os símbolos culturais. Uma vez estando tudo conforme a tradição inicia-se o ritual com cantos de alegria e caminhada até à proximidade do Baito. Cada padrinho faz sua apresentação com danças e ritmos. Já no escuro, dentro do Baito (casa sagrada) são realizadas as contorias na escuridão (a luz vai brilhar no amanhecer). E no amanhecer as famílias trazem as crianças pintadas com as cores do clã. Após cânticos o grupo familiar reveste a criança com veste branca (resina com plumas brancas) e novamente o padrinho faz as danças rituais, toma a criança nos braços, ergue e pronuncia o nome da criança. É um momento de alegria, de sorrisos, de acolhida. Terminados os ritos realiza-se a partilha dos alimentos preparados pelas famílias (neste dia foi pipoca, pão doce e um pirulito). Todos os participantes recebem os alimentos

Após esse rito, depois de um período de descanso o bispo Dom Juventino celebrou a missa com a comunidade, com grande participação e após a missa fez o rito católico do batismo das crianças culminado com o rito de derramar a água sobre a cabeça, rito realizado à margem do Córrego Sagrado da cultura Bororo.

O sentimento foi de um grande aprendizado, estar no meio de uma cultura própria, quase não entender nada, dado que fazem os ritos na língua Boe, é um aprendizado. Aprendizado principal é a seriedade que fazem os ritos e ritos longos. Sempre cantados e com participação de toda comunidade indígena. Papel importante exerce a Escola e a presença da missionária Silvia que faz a articulação na comunidade a catequese de iniciação cristã às famílias e comunidade.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga