11 de Novembro – Dia “D” – Rumo ao 15º Intereclesial das CEBs

Leoni Alves Garcia- COMUNICA15 (equipe de comunicação para o 15º)“Para celebrar um culto agradável ao Senhor, é preciso reconhecer que toda a pessoa, mesmo a mais indigente e desprezada, traz gravada em si mesma a imagem de Deus. ” (JMP 2020)

As CEBs São João Bosco, Paróquia Bom Pastor/Diocese Rondonópolis/Guiratinga, realiza marcante Celebração da Palavra, em preparação ao 15º Intereclesial    que acontecerá de 18 a 22 de julho de 2023, na cidade de Rondonópolis-MT.

O DIA D –Dia de Oração pelo 15º Intereclesial realizou-se no dia 11 de Novembro, data extraordinária, em razão das eleições municipais que acontecerão no próximo domingo dia 15.  A celebração foi transmitida pelas redes sociais e pode alcançar as CEBs de muitas localidades que desde suas bases já vivenciam esse encontro, sendo “CEBs: uma igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”.

A Celebração, protagonizada por mulheres, força motriz de nossas comunidades, promoveu uma reflexão sobre a IV Jornada Mundial dos Pobres, que tem como tema “Estende tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32). Assim as CEBs reafirmam   seu compromisso com as causas do Evangelho, como nos anima o papa Francisco: “O encontro com uma pessoa em condições de pobre­za não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.

O tema da IV JMP, “Estende tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32), norteou toda a celebração, trazendo presente o sofrimento das comunidades, diante desse contexto de pandemia, agravado pelo descaso e irresponsabilidade de muitas autoridades: “Não poderemos ser felizes enquanto estas mãos que semeiam morte não forem transformadas em instrumentos de justiça e paz para o mundo inteiro. ”.  (JMP 2020)

A Esperança e o compromisso dos cristãos, que diante das adversidades e do sofrimento amadurecem a exigência de uma nova fraternidade, “capaz de ajuda recíproca e estima mútua”, que promove a responsabilidade de uns com os outros, especialmente com os mais necessitados. Lembrando a responsabilidade do cristão, em eleger representantes que favoreçam a vida, o dever de   envolver-se na política e a importância das eleições do próximo domingo: “As mãos que se estendem por meio das Políticas Públicas, para garantir qualidade de vida a quem mais precisa, são abençoadas pelo Senhor. ” (JMP 2020)

Irmanadas nesse compromisso as   CEBs São João Bosco, Paróquia Bom Pastor/ agradece a todos e todas que se unem em oração Rumo ao 15º Intereclesial     assumindo os desafios e dificuldades enfrentados na conjuntura atual, fortalecendo as comunidades na    superação das desigualdades.

“Que o Pai Criador, nos guarde sobre as asas de sua proteção, de hoje até a volta! Que o Filho de Deus, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, seja a nossa companhia, de hoje até a volta! Que o Divino Espirito Santo ilumine nossas mentes, aqueça os nossos corações e nos encha de alegria, de hoje até a volta!”

Leoni Alves Garcia- COMUNICA15 (equipe de comunicação para o 15º)