Reunião da Coordenação Diocesana de Catequese

COORDENAÇÃO DIOCESANA

Desde o início da pandemia a Coordenação Diocesana de Catequese reunia-se de forma virtual para dar os encaminhamentos da catequese, neste tempo de pandemia. Porem, na noite do dia 28 de outubro, com todos os cuidados que o momento requer, os integrantes da equipe diocesana de catequese se reuniram de maneira presencial. Foi uma explosão de alegria, de sorriso pelo reencontro.

Com um momento orante, Maria Aparecida, da coordenação diocesana de Pastoral encaminhou a oração inicial tendo como tema o mês missionário, com a iluminação bíblica, Isaias 61,1-3.

Dom Juventino fez a acolhida e encaminhou reflexão sobre o momento atual enfocando a importância da animação da catequese e dos catequistas. “Como coordenação diocesana temos a missão de olhar os catequistas e catequizandos com muito amor e esperança” afirmou. Insistiu na importância de fazer chegar aos catequistas e catequizandos, as mensagens, cartas e outros meio através das redes sociais.

Cada integrante da equipe teve oportunidade de partilhar suas alegrias, preocupações, mas também suas conquistas, esperanças e criatividades. Importante perceber, que apesar do tempo de pandemia, muitas ações foram realizadas em termo de catequese. Criatividade, iniciativas, novos caminhos.

Diversos assuntos foram abordados como a elaboração de três textos: Texto para a preparação do congresso diocesano de catequese, texto de catequese com adultos e catequese de perseverança. Também incluiu na agenda as possíveis datas para o Curso Teológico Caquético 2021; a formação de catequistas por foranias, o encontro diocesano das coordenações de catequese. Na ocasião também se fez reflexão no sentido de retomar a equipe de catequese com adultos com responsabilidade da formação dos adultos que procuram os sacramentos, animar e recriar os encontros com pais e padrinhos, encontros com noivos e outras iniciativas com adultos.

Partilharam-se também as iniciativas da equipe em promover salas de conversas, lives, com catequistas sobre diversos temas em especial sobre o diretório geral de Catequese. Também foram enviadas três cartas de reflexão e estudo para catequistas. Planeja-se continuar com live sobre o sentido do advento e natal.

Quanto ao retorno da catequese presencial, o seu reinicio vai depender da liberação das autoridades sanitárias. Porém tem-se um consenso de que não se deve apressar, pois a pandemia não está superada e o momento se requer todo cuidado pela vida.

Nem todos os assuntos foram esgotados, razão pela qual se marcou para inicio de novembro um novo encontro, porem de forma remota para dar continuidade da reflexão e fechar algumas agendas para o ano de 2021, quer de forma presencial quer de forma remota. Com os agradecimentos de dom Juventino, oração final e benção deu-se por encerrado o encontro presencial da coordenação diocesana de catequese da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Pastoral da comunicação – Pascom