Trabalhar na Vinha do Senhor

Estamos no 26º domingo do tempo comum. Cor dos paramentos e do espaço celebrativo é verde. Sinal de esperança, de vida, de alegria.

A Palavra de Deus (Mt 21,28-32) faz refletir sobre “ter a vontade de fazer e não fazer nada”. Essa realidade está presente em nossa vida, nas comunidades, na família e na sociedade. Há muitas pessoas com boa vontade, desejam fazer algo, prometem participar, mas não decidem fazer. Ficam na boa vontade e não na ação concreta.  O cristão que vive a sua fé manifesta o seu compromisso na participação na comunidade, no cumprimento de seus deveres familiares, na ética como bom cidadão. Há pessoas que gostam de falar, de sugerir, mas não assumem nada. E ainda criticam os que fazem alguma coisa. A participação ativa na vida da comunidade é expressão de um compromisso de fé, de amor a Deus e às pessoas. Deus sempre nos dá novas oportunidades para rever a vida, para um caminho de conversão. Mesmo quando dizemos não a Deus, Ele não desiste de nos amar e de nos chamar à conversão. O que torna a vida linda são as oportunidades que Deus nos concede no decorrer da vida. E quantas novas oportunidades cada um/a de nós já recebeu de Deus! Mas o Evangelho ensina que também nós precisamos oferecer novas oportunidades a tantas pessoas que por vezes foram machucadas, esquecidas, criticadas.

A segunda leitura (Fp 2,1-11) abre um caminho para a nossa vida. “Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade cada um sinta que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu. Tende entre vós os mesmos sentimentos que existe em Cristo”. O que destrói uma comunidade, uma família, um grupo cristão é a competição e a vanglória. Onde há competição não existe amor. A Palavra de Deus ensina que devemos ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. E quais são estes sentimentos? “Jesus Cristo, sendo de condição divina… esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornou-se igual aos homens. Humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte e morte de cruz”. Ter os mesmos sentimentos de Jesus é trilhar o caminho que Ele nos indicou. É amar os irmãos, socorrer os necessitados e pobres, perdoar os que nos ofendem, ter um coração humilde e capaz de acolher. Ter os mesmos sentimentos de Jesus é encher-se de fé, de entusiasmo e ser missionário anunciador do Evangelho. Ir em missão como Jesus fez.

E São Paulo conclui: “Assim, ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra, abaixo da terra e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. Nossa missão é reconhecer Jesus Cristo como o Salvador. É filho de Deus. É Ele que convida para proclamar, anunciar, divulgar o nome de Jesus. Fomos batizados em nome de Jesus Cristo. É nele que encontramos vida, esperança, fé, alegria e ressurreição. A comunidade se reúne em nome de Jesus Cristo, pois cremos que “Ele, Jesus ressuscitado está no meio de nós”. Em nome de Jesus Cristo que procuramos ser éticos, justos e honestos. Em nome de Jesus Cristo os pais educam seus filhos, testemunham a fé. Em nome de Jesus Cristo, jovens assumem a vida sacerdotal, a vida religiosa e missionária.

Rezemos com a Igreja: Ó Deus, que mostrais vosso po­der sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo de Rondonópolis-Guiratinga