Pastoral Diocesana de Catequese Homenagem a Catequista Andrea

PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES 

 

ANDREIA– está Rosa é do Jardim que você pedir para ver quando tivesse rosas. Floriu, foi postada para você, mas, você não conseguiu visualizar aqui.  Por isto oferecemos em nome de todos os CATEQUISTAS da DIOCESE com todo Amor e Carinho, que está com certeza embelezando no jardim de sua eternidade!!!

 

Dia 25/08 às 17:30hs aproximadamente quando soubemos do falecimento da nossa irmã Catequista Andrea, nosso pé se elevou, de surpresa inesperada, tantas perguntas sem resposta… não sabíamos que nossa irmã tão próxima estava doente, precisando de nossas orações, e nem sabíamos… percebemos o quanto ficamos envolvido em nosso próprio círculo, e agora muitas vezes com a desculpa da pandemia, e não falamos um bom dia virtual, para as pessoas que amamos, que são importantes nas nossas vidas, para saber como está seu dia… como está sua vida…. E de repente pensamos, como será agora?  Quando chegarmos na Diocese e não ter o sorriso do Bom dia da Andrea que sempre dizia: “você sumiu”, “ estava com saudades de você! ” “ O que você precisa flor!”… Enfim toda a sua disponibilidade e generosidade, que as vezes quando se entristecia com alguns fatos, simplesmente silenciava, já sabíamos, algo está errado. Andrea foi para a Pastoral da Catequese nas Paroquias onde serviu, e a Catequista na sua função de secretária na Diocese, um testemunho. Com diz: no Diretório CATEQUISTA é quem anuncia com a Palavra de Deus e com Testemunho. Assim ela cumpriu aqui… como diz são Paulo na II segunda Carta ao Tm 4, 7:  “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.”

E numa forma de agradecer a Deus, e aos seus familiares pelos anos que a Andrea esteve conosco, reuniu-se  no dia 25/08 às 19hs Vários Coordenadores Paroquiais de Catequese das Foranias da Diocese Rondonópolis Guiratinga, num encontro Orante para contemplar e agradecer e entregar a Alma da Andrea para Deus, que recebeu a Pascoa na Jerusalém Celeste, contemplando com orações e meditando o terço Mariano com os Mistérios Gloriosos.  Momentos de emoções, sentimentos diversos, e muita gratidão a Deus… para continuar na Missão de SER CATEQUISTA.

E como disse Irmã Dulce em uma das suas frases:  

“Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser; um objetivo. Nós como seres humanos, temos uma só lição na vida: seguir em frente e ter a certeza de que apesar de as vezes estar no escuro, o sol vai voltar a brilhar.”(Santa Irmã Dulce)

Algumas mensagens enviadas por catequistas:

    “Sou flor do jardim de Deus, estou enraizada em Sua graça e sou regada com a Sua misericórdia todos os dias. Os espinhos que crescem em meu caule por causa dos pecados que cometo precisam ser cortados. Eu preciso cortar e podar tudo o que tem me impedido de florescer. Preciso murchar meu ser e florescer para Ele, pois só assim eu poderei semear o Seu amor para as flores que estão sedentas de cuidado. Eu não sou uma simples flor, sou semeadora do evangelho de Cristo.   Obrigada!!!  CATEQUISTAS DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO – ALTO GARÇAS.”

 

Amiga Andréa

A vida é uma experiência sem regras, é um vale bastante alto onde a gente cai sem se dar conta. A vida é ainda um momento de desencanto. É exatamente isso que estou sentindo desde a hora que você partiu para um outro mundo. Desencanto! Na verdade, o amanhã é sempre o talvez da vida. Neste momento de tristeza sinto apenas saudades suas. Queria pelo menos conversar um pouco mais com você. Queria ter a oportunidade de escutar tudo que você deixou por dizer. Queria ver seu sorriso que nos abraça e acolhe com muito carinho. Obrigada Andréa pela sua amizade, você foi um grande presente de Deus em minha vida. Senhor conforte a família e acolha em seus braços minha amiga ANDRÉA. (Rosely Gomes da Silva, Paróquia São José Operário, Comunidade Cristo Rei)”

 

Nossa Diocese está de luto… pois perdemos uma pessoa muito especial!!! Que em sua vida dedicou-se muito como serva do Senhor. Ela como catequista deixou-nos muitos ensinamentos de irmã cristã…Em seu trabalho como secretaria da Diocese desempenhou seu papel demonstrando muito amor… Sei que todos nós catequistas…leigos…amigos…familiares …todas as pessoas que com ela conviveram …sentiremos muita saudade. Ela era muito especial para nós e para Deus…Que Deus a proteja e a leve para o Reino da Glória…e dê forças para sua família e amigos superarem essa grande perca. Hoje o céu está em festa, pois ganhou uma pessoa muito especial que nunca será esquecida por nós… Descanse em Paz Andreia! Cumpriste sua missão neste plano…vai em paz amiga!” (Ivone de Pedra Preta)”

 

“Mesmo com muita tristeza  pela Páscoa  da Andréia,  agradeço ao seu sim a catequese durante sua vida . E que na certeza que está nos braços  do pai”. (Eliana Ribeiro de Oliveira em nome da Paroquia Santa Terezinha)

 

Que Deus possa receber a Andrea com toda a honra e gloria. Pois era uma luz que nos iluminava, e que sua luz brilhe muito lá de cima. Te amaremos até o fim. Vá em paz”. (Grazieli Hellrigl Sousa – Paroquia Bom Pastor)

 

Agradeço a Deus Pai a vida da Andréa em nossa Diocese, como pessoa presente, como catequista, como secretária. Foi para nós pessoa amorosa, atenciosa, prestativa, disposta a atender a todos nas suas necessidades. Que o Senhor a acolha em Sua infinita Misericórdia, sob a intercessão de Nossa Senhora” .(Marcia Pavoni – Paroquia Bom Pastor).

Andreia! Jamais vou esquecer do seu carinho. Perdoa-me por ter te abandonado neste momento de sofrimento. Tenho certeza que você está em paz.” ( Shirley)

 No CIC nº 1013  diz: “  A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último. Quando tiver terminado “o único curso de nossa vida terrestre”, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. “Os homens devem morrer uma só vez” (Hb 9,27). Não existe “reencarnação” depois da morte. ”   

Por isso devemos buscar estar prontos como disse Jesus no Evangelho de: Mt 24,42 “ Ficai atentos! Porque não sabeis em que dia virá o Senhor.”

São Paulo disse: “Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1,21). “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2Tm 1,11). 

No CIC nº 1010 diz:   “ Graças a Cristo, a morte cristã tem um sentido positivo.  A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Batismo, o cristão já está sacramentalmente “morto com Cristo”, para Viver de uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma este “morrer com Cristo” e completa, assim, nossa incorporação a ele em seu ato redentor: É bom para mim morrer em (“eis”) Cristo Jesus, melhor do que reinar até as extremidades da terra. É a Ele que procuro, Ele que morreu por nós: é Ele que quero, Ele que ressuscitou por nós. Meu nascimento aproxima-se. (…). Deixai-me receber a pura luz; quando tiver chegado lá, serei homem. ”

Este foi o exemplo que a Andrea deixou para nós Catequistas com esta partida para eternidade.  E desejamos com este Testemunho tenhamos um voltar no olhar para as coisas realmente necessárias, para chegar e levar almas para o Reino de Deus. Gratidão amiga!!!!

Abraços fraternos!!!! De todos os CATEQUISTAS da Diocese Rondonópolis Guiratinga…

Coordenação Diocesana de Catequese

Maria Marleide Ferreira Narciso