Bispos referencia da Juventude se reunem

REUNIÃO ONLINE

Na manhã do dia 25 de agosto de 2020, os 18 bispos referenciais juntamente com os padres, religiosos e leigos assessores da Juventude em nível de CNBB se reuniram em forma online para uma manhã de estudo e partilha.

Constou da programação: Momento orante sobre as vocações, mencionando a vocação sacerdotal, familiar, vida consagrada, laical e catequista. Após Irmã Valéria e Padre Antoninho fizeram os devidos encaminhamentos. Foi apresentada uma profunda reflexão sobre o jovem e a pandemia, os impactos que atingem diretamente a juventude, nas restrições, lazer, convivência trazendo como consequência a ociosidade uma vez que não tem aula, nem lazer, nem espaços de encontros, daí estão reclusos em casa, em consequência aumento de álcool, medo, ansiedade, depressão, incerteza sobre o presente e futuro da vida, da sociedade, da profissão. Outro elemento importante é a quebra do sonho de jovens que a muito custo conseguiram um diploma universitário, sonharam com uma formatura, como momento significativo e nada disso acontece… Sugeriu-se: Investir na dimensão humana, convivência, sentido da vida; explorar mais as ferramentas digitais, educar para o bom uso destas ferramentas, abrir horizontes, incentivar a solidariedade, centrar mais na Palavra de Deus.

Num segundo momento Padre Antoninho, assessor nacional enfocou tema importante: O jovem a política e o ano eleitoral. Salientou que há tendências na juventude como defensores da ditadura, do fascismo, da democracia, da radicalização e acima de tudo a indiferença e descrédito da política e das políticas públicas. Num outro momento Irmã Valéria conduziu um tempo de partilha. Cada um dos 18 regionais teve em torno de cinco minutos para partilhar experiências, desafios, programações. Constata-se que há muita coisa boa sendo realizada apesar da pandemia e das restrições.

Após algumas orientações, a comissão nacional agradeceu a participação de todos e convidou dom Juventino Kestering para encerrar com a bênção.

Pastoral da Comunicação – Pascom