Itinerário Formativo

ETAPA CONFIGURATIVA

Em 2016 o Papa Francisco ao lançar a nova Ratio Fundamentalis, as diretrizes da formação dos futuros presbíteros, adiciona a etapa dos estudos teológicos um outro nome: etapa da configuração. Uma pequena mudança, mas que reflete um olhar amadurecido sobre como deve ser a preparação de um sacerdote.

A formação sacerdotal contempla quatro dimensões: espiritual, intelectual, humana e pastoral. Mesmo assim por muito tempo e em muitos lugares a dimensão intelectual foi preponderante. Ao chamar a teologia de configuração o Papa não retira a importância de se estudar as sagradas ciências, mas relembra que a vocação ao sacerdócio é ser um novo Cristo para a humanidade.

Esta etapa se localiza após o discipulado, ou filosofia, e exige do seminarista mais do que seguir Cristo identificar-se com ele, especialmente pela via espiritual. A sua oração pessoal deve crescer em intimidade com Cristo para aprender dele ser manso e humilde de coração (Mt 11,29). O amor à Eucaristia, através da celebração e da adoração, imprime no coração vocacionado o desejo de se doar como Cristo no altar da Cruz. O amor à Nossa Senhora e sua devoção permitem que ela gere novos homens a estatura de Cristo (LG 61). Intelectualmente são quatro anos dedicados ao aprofundamento das Sagradas Escrituras, dos temas fundamentais da fé como Cristologia, Pneumatologia, Trindade, Liturgia, Escatologia além do Direito Canônico e de disciplinas pastorais.

Na dimensão humana as fragilidades e fortalezas são orientadas para o Reino de Deus. Um conhecimento profundo de si mesmo permite reconhecer os limites, para muitas vezes superá-los ou confiá-los a divina providência. O acompanhamento de um profissional é um dos recursos utilizados neste itinerário. A vida comunitária no seminário é também um caminho para a formação humana através vivência fraterna.

A dimensão pastoral é acontece de maneira intelectual na faculdade e de forma prática nos finais de semana em paróquias colaborando com os párocos com formações, celebrações, catequese.

Ou seja, muito mais que um curso, o seminário é uma escola de vida que nesta última etapa prepara o seminarista para uma vida doada dentro da missão do padre diocesano, com suas características e ofícios próprios. São quatro anos cujo objetivo é propiciar o cumprimento da promessa de Deus pelo profeta Jeremias (3,15) “Dar-vos-ei pastores conforme o meu coração”.

SEMINÁRIO JESUS O BOM PASTOR