Nova data do 15° Intereclesial

MISSA DO DIA “D”

 

Com a celebração da Missa, na tarde do dia 15 de agosto de 2020, presidida pelo bispo de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino Kestering, foi anunciado oficialmente a mudança de data da realização do 15º Intereclesial, fonte inspiradora com tema: “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss).

No comunicado assim se expressou o bispo em nome do Secretariado e da Coordenação Nacional das CEBs: “Com responsabilidade, interpretando momento presente e no futuro próximo, levando em consideração que o ano de 2020, em decorrência da pandemia pouco se pode fazer, para animar, reviver, fortalecer as comunidades; levando em consideração que o desemprego atingiu de maneira mais evidente os pobres, as famílias de comunidades, os pequenos e indefesos; levando em consideração a dificuldade de articular, reunir neste tempo de pandemia, levando em consideração as dificuldades econômicas que atravessam as pessoas, as paróquias, as dioceses e as agencias internacionais de ajuda que canalizam os recursos para as emergências decorrentes da pandemia e o desafios de alguma promoção em decorrência de aglomeração, ponderamos, aguardar os novos rumos pós-pandemia… Aguardar a retomada da vida presencial das comunidades, a remotivação das lideranças, após consulta à CNBB Regional e Nacional assume: Transferir a realização do 15º Intereclesial do ano de 2022, para 18 a 22 de julho de 2023”. E o bispo justificou: “Mais do que a transferência de uma data é a transferência de um projeto de reavivar a comunidade, de recriar novas lideranças, de ser um processo formativo que culmina com a celebração do Intereclesial. Em decorrência o Secretariado juntamente com a coordenação nacional das CEBs sugere que a reunião da ampliada de Janeiro de 2021 seja online e que a Ampliada presencial seja em julho de 2022 em Cuiabá”.

Contudo continuou o bispo: “Continuaremos com o envio da carta bimestral, com a preparação do Símbolo do 15º Intereclesial, a impressão e divulgação do cartaz, a elaboração do Texto Base, a publicação online do Jornal “A Caminho”, a divulgação do Marco Referencial, maior eficiência, agilidade e qualidade da comunicação e o Trabalho dos Gts. A celebração, em cada dia 15 com uma evento-celebração também por regiões e a continuidade preparação da infraestrutura para a realização do 15º Intereclesial”.

          Celebração Eucarística teve como motivação “A vocação das Cebs numa igreja em saída: dom de Deus e missão de todos, o relançamento e anuncio da nova data do 15º Intereclesial, Maria Missionaria e Mãe das Comunidades Eclesiais, Solidariedade da CEBs com os sofredores dos mais de 106 mil famílias que perderam seus entes queridos pela pandemia e da catástrofe no Líbano; Memória do testemunho de dom Pedro, Benção da Saúde e esperança em nosso povo.

Com a bênção sobre o povo em especial os acometidos pelo Covid 19 a Igreja rezou: O Senhor nos abençoe e nos guarde; O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável; O Senhor dirija para o seu rosto e nos dê a sua paz; O Senhor nos dê a saúde do corpo e da alma; Abençoe-nos o Deus todo poderoso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Amém. A celebração se encerrou com o canto: Por los caminos de America.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

Texto e foto – Eliene Paulina

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga