Prosperidade a todos

DIA DO AGRICULTOR

Dia 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor. Essa data é significativa por que boa parte da população adulta nasceu no campo, trabalhou na roça. Trabalho braçal, com muito esforço e pouco resultado.

A data foi instituída em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, criado por D. Pedro II em 28 de julho de 1860.

Desde a fundação do Ministério da Agricultura, mudanças substanciais aconteceram no campo. Quatro fenômenos são mais perceptíveis: O esvaziamento do campo e a corrida para a cidade; a concentração de terra, a mecanização e a grande produção por poucos produtores; os pobres agricultores braçais que permanecem no campo e apenas sobrevivem; os pequenos agricultores, com alguma tecnologia que produzem basicamente os alimentos que estão na mesa da população.

Para o agricultor, seja na linha de produção de alimentos ou na cadeia de produção de proteínas animais “não existe feriado, finais de semana, nem muito cedo ou muito tarde, nem dia de festa ou de luto”. A tarefe diária precisa ser cumprido.

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga saúda todos os agricultores especialmente os moradores nos assentamentos, os pequenos produtores, os que estão na terra, mas sem terra, os que labutam dia e noite para que os alimentos cheguem à nossa mesa.

Pastoral da Comunicação – Pascom