Reunião online do Secretariado Executivo

15º INTERECESIAL A CAMINHO

No dia de 25 de agosto de 2020, em período integral, reuniram os integrantes do Secretariado Diocesano do 15º Intereclesial juntamente com a coordenação nacional das CEBs em videoconferência. Contou com representantes de diversos estados do Brasil. Temas e assuntos referentes à vida das comunidades eclesiais e preparação do 15º Intereclesial foram abordados. O encontro iniciou com um momento orante, em especial a recordação de vida neste tempo de pandemia, de insegurança, do medo e desemprego. O grupo se pôs em oração e solidariedade com tantos que sofrem e passam por tribulações. Após, Marilza Schuina apresentou uma proposta de pauta:

• Partilha da Consulta de alteração de data da realização do 15º Intereclesial, partilhar as consultas recebidas, as motivações e encaminhamentos;
  • Revisar o Planejamento feito na Ampliada Nacional, atividades, proposições, a elaboração do Texto Base;
  • Execução do Planejamento do Secretariado, atividades, proposições: A cruz como Símbolo, Orações para acolhida da cruz, para cada dia 15 de cada mês; 15 para o 15º e a oração do Intereclesial
  • Partilha dos Grupos de trabalho (GT), Cultura e Arte, Sustentabilidade Liturgia, Formação, Comunicação: Rede de Comunicadores e Equipe Local do Secretariado,
  • Ações: Calendário de atividades a partir de agora o que é mais urgente, as reuniões necessárias, a elaboração do Texto Base, Infraestrutura, motivações.

Após apresentação da pauta foram encaminhados assuntos como a data do Intereclesial, os Grupos de Trabalho: formação, Liturgia e celebração, arte e cultura, sustentabilidade, comunicação. Cada Grupo de Trabalho está elaborando um plano de ação e ao mesmo tempo relatou os desafios e avanços. Salientou-se que não se pode perder o foco da vida das comunidades, sua caminhada, vivencia, partilha e o saber das comunidades.

Todos os assuntos referentes à pauta foram encaminhados. Salientou-se da importância da conexão com as Diretrizes da CNBB com os quatro pilares da casa: Palavra, pão, caridade e ação missionária=igreja em saída.  Também foi aprovado o símbolo do 15º Intereclesial que vai percorrer as comunidades e dioceses. Será uma cruz trabalhada tendo como motivo inspirador a Catedral Santa Cruz, em Rondonópolis.

Em meio a pandemia que atinge a vida das comunidades não se pode perder a esperança, Mesmo com a redes sociais pode-se manter os vínculos de uma vida comunitária, partilhada.

As pequenas comunidades eclesiais missionárias que se formam em ruas, condomínios, aglomerados, edifícios, unidades habitacionais, bairros populares, povoados, aldeias e grupos por afinidades, devem se configurar como uma verdadeira rede, em comunhão com a Igreja local. São compostas por pessoas que se reúnem, movidas pela fé em Jesus Cristo para a escuta da Palavra, buscando luzes para viver a fé cristã em uma sociedade de contrastes Vencem o anonimato e a solidão, promovem a mútua-ajuda e se abrem para a sociedade e para o cuidado da Casa Comum”. (Diretrizes da CNBB, 84). No final da tarde, com a bênção de dom Juventino, encerrou-se o encontro. Um amplo e detalhado relatório oportunamente estará a disposição de todos e todas.

Pastoral da Comunicação – Pascom