Avós de Jesus

SANT’ ANA E SÃO JOAQUIM

Neste dia 26 de julho de 2020 a Igreja celebra a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana. Ambos eram estéreis, mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade viviam uma vida de fé e de amor a Deus. E Deus os agraciou com a gravidez de João Batista. O Evangelho segundo Lucas (1,39-56) narra uma das cenas mais lindas na vida de duas mães. Maria, a mãe de Jesus, vai ao encontro de Ana, esposa de Joaquim, pais de João Batista. Duas mulheres grávidas se saúdam, rezam, louvam a Deus e cantam: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem“.

Santa Ana tem um significado especial, por em 1939 quando foi criada a Prelazia de Chapada dos Guimarães, a mesma foi dedicada à Santa Ana e São Joaquim. De 1939 até 2014 Chapada dos Guimarães foi uma paróquia da diocese de Rondonópolis. Com o remembramento a mesma foi anexada à Primavera do Leste.

Guardamos saudosas lembranças, da devoção, dos festejos, da religiosidade do povo chapadense. Com coração e emoção cantavam: “Quem é esta mulher… É Santa Ana, a vó de Jesus, é santa Ana a Senhora da luz”. Que Santa Ana e São Joaquim, abençoe todos os avós e de modo especial a população de Chapada dos Guimaraes.

Pastoral da Comunicação – Pascom