Catequese na Forania de Rondonópolis

REUNIÃO VIA ONLINE

Numa iniciativa da Coordenação Diocesana de Catequese reuniram-se, através de videoconferência, as coordenações paroquias de catequese da Forania cidade de Rondonópolis.  Na terça feira, dia 30 de junho de 2020 a videoconferência com as paróquias: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Bom Pastor, São Domingo Sávio e Santa Cruz. No dia 2 de julho a videoconferência com as paróquias: São José Operário, São José Esposo, São João Batista, São João Bosco e Santa Terezinha.

Constou da programação: Acolhida pela coordenadora diocesana de catequese, Maria Marleide, seguido de oração com proclamação da Palavra de Deus. A seguir dom Juventino dedicou um tempo de formação: a catequese neste tempo de pandeia, tempo diferente, tempo que não estávamos preparados para enfrentar. Mas, ressaltou o bispo, é um tempo de aprendizado em especial no uso das redes sociais como ferramentas para a evangelização. Lembrou também da solidariedade e partilha que se tem percebido. O bispo lembrou que a coordenação diocesana de catequese se reuniu e fez alguns encaminhamentos: enviar uma carta de ânimo e esperança para os catequistas, enviar textos-aula para os alunos do Curso Teológico Catequético, reunir em videoconferência as coordenações paroquiais por forania. Lembrou que “as coisas boas são planejadas, as melhores acontecem”. Quanta coisa boa e bonita cada coordenação planejou para este ano. Ano do Congresso Diocesano de Catequese, ano de fortalecimento da Iniciação à Vida Cristã nas Paróquias, ano de formação. Mas já que o planejado não está sendo possível realizar, vamos a busca de coisas melhores que já estão acontecendo.

O bispo recordou também que no dia 25 de junho o Papa Francisco assinou para toda Igreja o “Novo Diretório Geral para a Catequese”, cujo teor sintético assim se expressa: No dia 25 de junho de 2020 0 Papa Francisco assinou o Novo Diretório Geral para a Catequese após 25 anos de publicação do anterior. Porem, neste poucos anos o mundo mudou muito e a catequese deve acompanhar estas mudanças. “A novidade do novo Diretório é a ligação entre a Evangelização e a Catequese, que destaca a íntima união entre o primeiro anúncio e o amadurecimento da fé, à luz da cultura do encontro. Afirma que “todo batizado é um discípulo missionário” e que “são urgentes esforços e responsabilidades, necessários para encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé”.

Insiste que “é urgente uma conversão pastoral”. Os princípios basilares, com os quais podemos agir, são três: “testemunho, misericórdia e diálogo”. Testemunho, porque “a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”; misericórdia, “por meio da qual a verdadeira catequese torna crível a proclamação da fé”; diálogo, “livre e gratuito, que não obriga, mas, partindo do amor, contribui para a construção da paz”. Assim, – explica o Diretório – “a catequese ajuda os cristãos a dar pleno sentido à sua existência”. O novo Diretório é dividido em três partes: a primeira, dedicada à “Catequese na missão evangelizadora da Igreja”, fala da formação dos catequistas; a segunda, intitulada “O processo da Catequese”, frisa a importância da família: parte integrante e ativa da evangelização; e a terceira, dedicada à “catequese nas Igrejas particulares”, ressalta o papel das paróquias, definido como “exemplo de apostolado comunitário”: catequese criativa e ensino da religião”. Conta com um capitulo novo enfocando a Cultura digital e faz referência a uma “profunda conversão ecológica”, promovida por uma catequese em defesa da Criação, do bem comum, dos direitos dos mais fracos.

Em seguida cada coordenação paroquial teve um tempo para partilhar as inciativas realizadas com a catequese neste tempo de pandemia em relação aos catequistas, catequese, catequizandos, família. Todos foram unanimes que a pandemia “nos pegou de surpresa e que não se estava preparado para este novo tempo que requer novos aprendizados em especial no uso das redes socias. Mas alerta-se que nem todos tem este acesso o que requer outros meio para o contato com os catequizandos. Muitas lindas iniciativas estão sendo realizadas em relação ao uso da bíblia, da catequese criativa nas redes sociais, mensagens, orações, textos bíblicos, atividades, live, vídeo conferencias”.

Após partilha a coordenação diocesana fez uma síntese que assim se pode resumir: A importância de aproximar-se dos catequistas e catequizandos pelas redes sociais e com criatividade. A catequese não está pronta num livro, mas é preciso criatividade para reelaborar, manter o contato para não perder o vínculo; maior valorização da Palavra de Deus, uso de live para a formação, reaprender a nova linguagem pelas redes sociais, alimentar a espiritualidade, alegria de reaprender, o cuidado com as perdas emocionais, o desemprego que afeta as famílias, o uso do livro da diocese, “Igreja em Acolhida”.

Após esta síntese cada integrante da coordenação diocesana enfocou alguns aspectos importantes, como a suspensão do Congresso Diocesano de Catequese, bem como o Curso Teológico Catequético, as aulas com as quais os alunos serão alimentados com textos indicativos de estudo, cultivar a espiritualidade dos catequistas,

Após avaliação como positiva a iniciativa, sorrisos e gestos de alegria, a coordenação, através de uma oração deu-se por encerrada a vídeo conferencia. Lembrou que no dia.

Pastoral da Comunicação – Pascom