São João Batista

PADROEIRO DE RONDONÓPOLIS – MT

Dia 24 de Junho de 2017 é festa da Natividade de São João Batista. Em decorrência da lei nº 5.505/2008, foi declarado Padroeiro do Município de Rondonópolis. Foi escolhido com o Padroeiro porque é um santo Bíblico, aceito por todas as denominações religiosas e modelo de vida. João Batista era um homem austero. Vivia no deserto, vestia peles de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel (Mc 1,6). Homem de oração, chamando todos à conversão, pregava o batismo para a remissão dos pecados e anunciava: “Depois de mim vem Aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizo com água. Ele vos  batizará com o Espírito Santo” (Mc 1,7-8).

Por ser fiel a sua missão de anunciar a verdade, João Batista foi preso e morto (Mc 6,17-29). Sua cabeça foi colocada numa bandeja e apresentada ao rei no dia de banquete. Deceparam a cabeça de João Batista, mas não as suas palavras, seus ensinamentos, seu testemunho de vida. A imagem de São João Batista tem a mão estendida. Aponta para a cidade convocando os cidadãos a olharem pela juventude, famílias, bem estar da cidade, progresso e acessibilidade a todos percorrendo os caminhos da honestidade, da justiça e dos valores do Evangelho.

Uma cidade, um povo, um município não pode ser regido somente por metas econômicas, mas fundamentalmente pelos valores, cultura, educação, segurança. E a religião tem este papel elementar na vida das pessoas. Na maioria das cidades do Brasil o dia do padroeiro é feriado, festejado, comemorado, lembrado e celebrado. O padroeiro torna-se um referencial para o convívio dos cidadãos, horizontes para crianças e adolescentes e modelo de vida para as famílias.

Que São João Batista, que apontou sua mão para Jesus, aponte para o município o caminho a seguir, os rumos a trilhar, os valores a defender e a concórdia que marca a vida de uma população. Neste tempo de pandemia Covid19 que deixa inquieta a população, entristecida as famílias que perderam seus entes queridos, a solidão da quarentena de tantos que não tem um espaço maior para se locomover, o isolamento social entre a população encontre em João Batista, o homem do deserto, a foça para superar esta fase da história.

A celebração religiosa acontece no dia 24, às 18:00horas, na Matriz da Paróquia São João Batista, Bairro Parque Universitário, ao lado do Oratório Dom Bosco.

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano