Diocese celebra seu Patrono

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Em meio a pandemia Covid19 e decretos de restrição de aglomeração, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga celebrou no dia 19 de junho com solenidade o dia do Sagrado Coração de Jesus. Obedecidas as normativas do distanciamento social, ocupação de 30% do espaço e uso do álcool gel, a comunidade se reuniu para a celebração presidida por Dom Juventino Kestering e concelebrada por padres da forania Rondonópolis.

Os ritos foram celebrados na Igreja Sagrado Coração de Jesus, também chamada de Matriz, uma vez que foi o primeiro templo construído na nascente cidade de Rondonópolis; Teve como base a missão dos Franciscanos que trouxeram da Alemanha a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1986, quando a prelazia foi elevada à condição de diocese, esta foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Na motivação inicial assim se expressou: “Celebramos o dia do Sagrado Coração de Jesus, patrono da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. É a festa do amor, de um Coração que muito amou. Um Amor que se manifesta nas Obras e nas Palavras de Jesus. Deus que se faz próximo, que cuida das ovelhas feridas com ternura e caminha com seu povo, neste tempo de isolamento social. Por mais difícil que seja Deus nos ama e somos convidados a deixar-se amar por Ele! Que neste dia possamos pedir ao Seu Coração Misericordioso: que proteja as 22 paroquias, que tem como missão apontar Jesus para as pessoas que desejam segui-lo. Acolhamos os nomes das 22 paroquias, que estão fixo no painel ao lado, juntamente com presidente desta celebração, Dom Juventino e os demais padres.”

Na homilia o bispo recordou o motivo do Coração de Jesus ser patrono da diocese bem como, à luz do Evangelho “te agradeço Pai porque escondestes estas coisas aos pequenos”, estas coisas escondida, afirmou o bispo, são o amor que Deus tem pela humanidade, amor tão profundo que enviou seu Filho como Salvador e Redentor e todo aquele que Nele crê tem a vida eterna’.

No final da celebração, após a consagração das famílias, dos doentes e da diocese ao Sagrado Coração de Jesus a assembleia cantou “Eu confio em Nosso Senhor, com fé, esperança e amor”.

Apesar da alegria da celebração, percebia-se no olhar das pessoas um ar de temor pela pandemia que assusta a população. Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso reino e libertai-nos de todos os males.

Pastoral da Comunicação-Pascom