Santo do Dia

SANTO ANTONIO, O PREGADOR

Neste dia 13 de junho, celebra-se a data de falecimento Santo Antônio, que nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Filho único de uma família rica, aos 15 anos ingressou na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, em Coimbra, Portugal, onde estudou filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote no ano de 1220. É conhecido como padroeiro dos pobres e santo casamenteiro. Este ano comemoram-se os 800 anos de seu ingresso na Ordem dos Frades Menores.

Quando entrou na Ordem, em 1220, São Francisco de Assis ainda era vivo. Encantado com o estilo de vida dos seguidores de São Francisco decidiu sair da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e entrar na Ordem dos Frades Menores. Em seu coração nasceu um desejo de ser missionário e, decidiu juntar-se à Ordem dos Frades Menores. A cerimônia foi no Convento de Olivas, em Coimbra, onde recebeu o hábito das mãos de São Francisco de Assis e o nome de Frei Antônio.

Foi para uma missão em Marrocos, onde permaneceu por um ano, retornou para Itália por causa da saúde frágil. Porem tinha profundo conhecimento da Bíblia e um exímio pregador. Na região da Lombardia, trabalhou na evangelização e, em 1224, a pedido de São Francisco de Assis foi para dar aulas de Teologia na universidade de Bolonha.

.           Suas pregações encontravam forte eco popular e aumentava sua fama de santidade. Com saúde debilitada e já considerada uma pessoa santa, Frei Antônio faleceu aos 36 anos, em Pádua, no dia 13 de julho de 1231. Foi canonizado no dia 30 de maio de 1232, pelo Papa Gregório IX e, em 1946, o Papa Pio XII o declarou doutor da igreja. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída uma basílica a ele dedicada e para onde, em 1263, seus restos mortais foram transladados. Santo Antônio é conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ser a cidade onde faleceu e foi sepultado. Nasceu em Portugal e morreu em Pádua na Itália.

Benção do pão de Santo Antônio

Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, abençoai estes pães pela intercessão de santo Antônio. Ele, com a pregação e o exemplo, distribuiu o pão da vossa Palavra e o alimento aos pobres. Fazei, ó Deus, que estes pães recordem, a quem os comer ou distribuir aos pobres, que vós sois Pai de todos e quereis que todas as famílias tenham pão em suas mesas. Todos nos empenhemos para erradicar a fome no país. Aumentai a nossa fé em vós e o nosso amor e carinho por todos os necessitados. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga