Cidade de Rondonópolis celebra o dia de Corpus Chrsti

CORPUS CHIRSTI

Na próxima 5ª feira, 11 de junho, a Igreja celebra o dia de Corpus Christi, ou seja, dia do Corpo e Sangue do Senhor Jesus. É um dia de feriado e santificado. Esse dia teve origem em 1251 quando o delegado papal Cardeal Hugues de Saint-Cher inaugurou a festa de Corpus Christi em Liègé, na França. Daí em diante passou a ser celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a celebração a toda a Igreja e solicitou a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que até hoje são usados durante a celebração. A prática das procissões vem do ano de 1279, em Colônia, na Alemanha e foi seguida por toda a Igreja. Na origem a hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos, como homenagem pública a Jesus Cristo presente na hóstia sagrada. E o povo canta:

– Tão sublime sacramento, adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento, deu ao Novo seu lugar, venha a fé, por suplemento, os sentidos completar.

– Ao eterno Pai cantemos, e a Jesus, o Salvador, ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor, ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém! Amém!

O rito da eucaristia é relatado (Mc 14, 23-24): “Na noite em que ia ser entregue, celebrando com os apóstolos a última Ceia, Jesus “tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós’. “Do mesmo modo tomou o cálice, deu graças, passou-o a eles, e todos beberam. E disse-lhes: “Este é o meu sangue da nova Aliança, que é derramado por todos”. O Catecismo da Igreja Católica, nº 1381, diz: “A presença do verdadeiro Corpo de Cristo e do verdadeiro Sangue de Cristo neste sacramento ‘não se pode descobrir pelos sentidos, diz Santo Tomás, mas só com fé, baseada na autoridade de Deus’.

No Evangelho (Jo 6, 51,58) encontra-se a Palavra de Jesus sobre o pão da vida. “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome e aquele que crê em mim jamais terá sede. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo. Quem come a minha carne e bebe e meu sangue permanece em mim e eu nele, pois carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida”.  As afirmações de Jesus falam de Eucaristia como alimento, vida, partilha, esperança de vida eterna.

Na 5ª feira as dez paróquias da cidade de Rondonópolis celebram nos seguintes horários:

Paróquia Santa Cruz – 08h00min;

Paróquia Bom Pastor – 08h00min;

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – 19h00min;

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – 07h30min/ 19h00min;

Paróquia são José Operário – 07h30min / 19h00min;

Paróquia são José Esposo – 07h30min / 09h00min / 18h00min;

Paróquia Santa Terezinha – 09h30min;

Paróquia São João Bosco – 19h00min;

Paróquia São Domingos Sávio – 08h00min;

Paróquia são joãos Batista – 08h30min.

Desde 1939, quando teve inicio a Prelazia de Chapada dos Guimarães e posterior transferência da Sede para Rondonópolis e agora Rondonópolis-Guiratinga, passaram-se 81 anos. Segundo constam nos arquivos, o ano de 2020 é a primeira vez que a Igreja na diocese deixa de realizar a solene procissão com enfeites, bandeiras e aglomeração de pessoas, em decorrência da pandemia que vivemos.

Em decorrência do Covid-19, as celebrações serão realizadas nos templos respeitando a capacidade máxima de 30%  do espaço do templo, com pequena procissão interna, sem os enfeites.

A diocese orienta as paróquias para o devido cuidado como higienização do ambiente, uso de máscara, distanciamento, álcool gel e outras medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus.

Graças e louvores sejam dados a todo momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento. Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Pastoral da comunicação-Pascom

foto Varlei Cordova