Laudato Si

No próximo dia 24 de maio de 2020 a Carta Encíclica “Laudato Si”, sobre o cuidado da Casa Comum que é o nosso planeta, do Papa Francisco, completa 5 anos. Trata-se da voz profética do Papa diante da responsabilidade de cada um de nós com o cuidado das pessoas, do planeta que é nossa Casa Comum, independente de credo, de cultura, de raças e de condições sociais.

O próprio papa nos diz: “Louvado sejas, meu Senhor”, cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras” (LS 1). E continuaO urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados setores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos” (13).

Esta semana é um tempo de celebração pelos cinco anos da Encíclica do Papa Francisco que nos ajuda a refletir sobre a Ecologia Integral e a nossa Casa Comum.  Neste tempo de pandemia percebe-se o quanto é frágil nossa relação com o planeta e como devemos cuidar especialmente da pessoa humana, criado e criatura de Deus.

A semana “Laudato Si’, celebrada de 17 a 24 de maio, é uma iniciativa impulsionada pelo Papa Francisco para celebrar o 5º aniversário da Carta Encíclica “Laudato Si” que aprofunda a necessidade do cuidado da Casa Comum que é o nosso planeta “pois tudo está conectado”. Esta proposta convoca os católicos e pessoas de boa vontade de todo mundo a que se unam a reflexão, a oração e a ações necessárias para proteger este planeta.

O Papa insiste que “na medida em que atravessamos a crise do momento atual estamos rezando, refletindo e preparando-nos para juntos para construirmos um mundo melhor e retomar o sentido da criação”. “Cuidemos da criação, dom de nosso bom Deus Criador. Neste tempo de pandemia, estamos mais conscientes da importância de cuidar de nosso lugar comum, por isso, espero que a reflexão e compromisso comum nos ajudem a criar e fortalecer atitudes construtivas para o cuidado de da criação”.

 

Pastoral da comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga