Santo do dia

SÃO JOSÉ, PADROEIRO DOS OPERÁRIOS

A devoção  a São José é antiga na Igreja Católica. Na Igreja do Oriente celebra-se a festa desde o século nono. Foram os Carmelitas que divulgaram a devoção a São José na Igreja ocidental. Os Franciscanos em 1399, já festejavam a comemoração do santo Patriarca. O papa Xisto IV inseriu-a no breviário e no missal; Gregório XV generalizou-a em toda a Igreja. Clemente XI compôs o ofício com os hinos para o dia 19 de março e colocou as missões da China sob a proteção de São José. Pio IX introduziu, em 1847, a festa do Patrocínio de São José e, em 1871 declarou-o PADROEIRO DA IGREJA CATÓLICA; Leão XIII e Benedito XV recomendaram aos fiéis a devoção a São José.

O Papa Pio XII, em 1955, com as palavras “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

Os Evangelhos referindo-se a José afirmam que “José era justo”, o que  quer dizer: José era homem, fiel, trabalhador, cumpridor da lei, cuidador de Nossa Senhora e do Menino Jesus.

O Papa João Paulo II assim define “O homem, imagem de Deus, é uma pessoa; isto é, um ser dotado de subjetividade, capaz de agir de maneira programada e racional, capaz de decidir de si mesmo e tendente a realizar-se a si mesmo. É como pessoa, pois, que o homem é sujeito do trabalho. É como pessoa que ele trabalha e realiza diversas ações que fazem parte do processo do trabalho; estas, independentemente do seu conteúdo objetivo, devem servir todas para a realização da sua humanidade e para o cumprimento da vocação a ser pessoa, que lhe é própria em razão da sua mesma humanidade” (L.E 6).

Neste ano, apesar da humanidade já por três meses atravessar a pandemia do coronavirus, vírus letal. E em decorrência de todas as providencias, milhões de pessoas ao redor do mundo perderam seus empregos e passam por dificuldades.

Contudo, neste dia de São José Operário a diocese de Rondonópolis-Guiratinga cumprimenta todos os trabalhadores e trabalhadoras, trabalhadores autônomos, ambulantes e tantas outras formas de trabalho, que com dignidade ganham o pão de cada dia, realizam sua vocação de ser humano e ajudam a construir um mundo humano, fraterno e justo.

Parabéns às paróquias que tem São José como padroeiro: Paróquia São José Operário, na Vila Operária: São José Esposo no Conjunto São José, Alto Taquari, São José e São José do Povo no município com o mesmo nome. São José abençoe todos que tem hoje seu doméstico: José

Dom Juventino Kestering