O significado da 5ª feira-Santa

JESUS O DEUS HUMANO

Hoje, 09 de abril é 5ª feira Santa e dia da Instituição da eucaristia, do sacerdócio ministerial, do mandamento da caridade. Eucaristia: “gesto de serviço, de amor, de doação tornando presente o amor de Jesus.” Dia. Nome que recorda dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. A liturgia chama de missa da Última Ceia.

Como seria linda a participação do povo de Deus nesta noite santa. Mas em decorrência da pandemia, as celebrações não podem ser presenciais. É um vazio no coração dos fieis, mas nesta hora a Igreja deve estar solidária com a humanidade que sofre e acima de tudo o cuidado com a vida. Mas cada família é convidada a se reunir, rezar, cantar salmos, fazer o rito de lavar os pés, de fazer uma simples ceia como memória da páscoa do povo de Israel e a páscoa de Jesus. Muitos meios de comunicação das paróquias e de nível nacional vão transmitir os ritos celebrativos.

O evangelho ensina que “nessa noite Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos e instituiu a Ceia do Senhor, a Eucaristia” (Lc 22,19-20). Antes de celebrar a ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos como um gesto de humildade e serviço, ensinando que devemos amar e servir uns aos outros em humildade (Jo 13,3-17). A Campanha da Fraternidade neste ano insistiu no cuidado com o outro. E lavar os pés é um gesto de cuidado. Ele ensinou com gestos e palavras que devemos amar e servir aos irmãos especialmente os sofridos, doentes, peregrinos, esquecidos da sociedade.

A quinta-feira santa é dia de entrar no mistério profundo de Jesus Cristo. A Igreja retorna à mesa da última ceia e revive o lava-pés, gesto de humildade e com mensagem cujo significado jamais se conseguirá esgotar: Jesus se ajoelha diante dos apóstolos e lava os pés deles. Somos chamados a fazer como ele em nossa vida: gestos de serviço, de amor, de doação tornando presente o amor de Jesus.

A liturgia fala do amor e a proclama novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: “Como Ele amasse os seus amou-os até o fim”. A Eucaristia é o amor que se exprime nos sinais do pão e do vinho. Jesus se oferece como Cordeiro imolado que tira o pecado do mundo: “Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a eles dizendo: isto é o meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22,19-20). Amor, doação, sacrifício, presença. E o povo canta:

– Eu quis comer esta ceia agora, Pois vou morrer, já chegou minha hora

Tomai, comei, é meu Corpo e meu Sangue que dou

Vivei no amor! Eu vou preparar a ceia na casa do Pai

– Comei o Pão: É meu Corpo imolado, Por vós, perdão para todo pecado

– E vai nascer do meu Sangue a esperança, O amor, a paz; uma nova aliança

– Eu vou partir, deixo o meu testamento, Vivei no amor! Eis o meu mandamento

– Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza, Porém, no céu, vos preparo outra mesa

– De Deus virá o Espírito Santo, Que vou mandar pra enxugar vosso pranto

– Eu vou, mas vós me vereis novamente, Estais em mim e eu em vós estou presente

– Crerá em mim e estará na verdade, Quem vir cristãos na perfeita unidade

A Eucaristia é a presença real de Jesus que faz do sacrário das Igrejas centro da vida e da oração dos fiéis. “A fé cristã vê no sacrário a morada do Senhor plantada ao lado da morada dos homens, não os deixando órfãos, fazendo-lhes companhia, partilhando com eles as alegrias e as tristezas da vida, ensinando-lhes o significado da verdadeira solidariedade: Estarei ao lado de vocês todos os momentos da vida. Eis a presença, outra exigência do amor”. Participar da celebração da ceia de Jesus é entrar no mistério do amor de Jesus para a humanidade e cada um de nós. É hora de silencio, de contemplação, de sentir o amor de Jesus em gestos concretos.

Hoje em toda Igreja Católica celebra-se o dia da Instituição do Sacerdócio. Lembre-se de rezar o seu pároco e vigário paroquial. Dê uma palavra de incentivo e de apoio. Parabéns presbíteros da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano