4ª Feira de cinzas e abertura da CF 2020

CATEDRAL SANTA CRUZ

Neste dia 26 de fevereiro de 2020, com a celebração de 4ª feira de cinzas, na Catedral Santa Cruz, presidida por Dom Juventino Kestering e concelebrada pelo pároco Padre José Éder Ribeiro Lima teve início o tempo da quaresma.

O templo estava repleto de fieis; além do início do sentido da quaresma com a imposição das cinzas, a Igreja propõe a cada um iniciar a quaresma com gestos concretos de conversão e de mudanças de vida.

As cinzas colocadas sobre a cabeça são um sinal da disposição para caminhar com Jesus e com os irmãos.

Em todo Brasil na 4ª feira de cinzas teve início a 56ª Campanha da Fraternidade com tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10-33-34) buscando estimular a o olhar compassivo com o irmão caído à beira da estrada. À luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja quer indicar para o sentido da vida como dom de Deus e compromisso que se traduz no cuidado com a pessoa, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo: Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum. Além de apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos; Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas; Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;

“A Campanha da Fraternidade celebrada na quaresma, intensifica o convite à conversão. Ela contribui decisivamente para que este processo ocorra e alargue o horizonte da vivencia da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho”

Pastoral da Comunicação (Pascom)