Convite aos Padres

E-mail: dioc.roo@terra.com.br

RETIRO ESPIRITUAL DOS PRESBÍTEROS

Rondonópolis, 12 de fevereiro de 2020

Caros irmãos presbíteros diocesanos, presbíteros religiosos da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Infelizmente nosso irmão orientador Dom Genival teve um acidente caseiro com fratura do fêmur e outras escoriações. Diante disso ele não poderá estar conosco. Depois de consulta a outros bispos e padres sem sucesso, assumimos ser um retiro fraterno entre nós mesmos.

A alegria do sacerdote está relacionada com o povo fiel e santo de Deus, porque se trata de uma alegria missionária. (Papa Francisco)

Com as palavras do Papa Francisco, convocamos os presbíteros diocesanos e religiosos para o RETIRO ESPIRITUAL ANUAL, como tempo de graça, de comunhão e de unidade ministerial.

Local:             ð Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço – Fátima de São Lourenço

Início: ð Dia 02 de março, 2ª feira às 11:30 horas com o almoço.

Término:        ð Dia 05 de março, 5ª feria, com o almoço.

Levar:            ð Roupa de cama: lençóis, fronha, roupa de uso pessoal e material de toalete. (não esquecer travesseiro e a toalha de banho)

ð Túnica e estola roxa. Solicito que todos levem os paramentos litúrgicos. A capela é climatizada.

ð Liturgia das Horas – volume II – tempo da quaresma

ð Bíblia e material para anotação.

Investimento: ð R$ 280,00 (4 diárias)

Tema inspirador do Retiro: Presbítero: Alegria que brota da missão.

Orientador: Uma equipe de padres

Responsável pelo canto: Pe. Milton e Padre Lauri

Responsável pela Economia: Pe. José Éder

– 2ª feira de tarde. Dia 02 de março – 2020, às 14:30hs: Acolhida: dom Juventino

Liturgia das Horas: Responsáveis: Pe. Nazaré e Pe. Marcos

Meditação: Iniciando o caminho…

– 17:30 hrs – Celebração da Eucaristia – (ambiente, altar, leituras). Responsável: Pe. Marcelo. Presidência da Eucaristia: Dom Juventino

– 19:30hrs – Via Sacra da Fraternidade – Resp. Pe. Sérgio e Pe. Ermes (Cada padre levar o livro de via sacra da Campanha da Fraternidade 2020)

– 3ª feira: dia 03 de março

Liturgia das Horas para o dia: Padre Eriovaldo e Padre Marcelo

Meditação: Padre Arthur – meditação matinal e início da tarde

11:00 horas momento de silencio na capela

Orientador:

17:30 horas celebração da eucaristia: (ambiente, altar, leituras) Pe. João Henrique Presidência da Eucaristia: Pe. Arthur

19:30 hs: Hora de Adoração ao Santíssimo com base da adoração proposta pela CF ou outra. Responsável. Pe. Jhony e Pe. José Moreira

– 4ª feira. Dia 04 de março

Liturgia das horas para o dia: Pe. Aladim e Pe. Renato

Orientador: Padre Gunther: duas meditações “O cuidado entre os presbíteros com base em Lc 10,33s”

11:00 horas momento de silencio na capela

Orientador

16:30 – Celebração da Misericórdia à Luz da CF – tempo para confissões – recitação de salmos

17:30 hrs – Celebração da eucaristia – (ambiente, altar, leituras)  Resp: Pe. Wender

Presidência da eucaristia: Pe. Gunther

Noite: Noite Mariana – terço/caminhada. Pe. Ilson e Padre Erivelton

– 5ª de manhã: 05 de março

Liturgia das Horas do dia:  Pe. Ademilson e Padre Volnei

Orientador: Dom Juventino: Alegria, missão, Eucaristia, escola da prática mistológica

10:30 – Silencio na capela

11:00 Celebração da eucaristia – (ambiente, altar, leituras) Resp: Pe. Jefferson e Padre Mauro.

Presidência da celebração: dom Juventino Kestering

Como sinal de fraternidade as equipes podem solicitar ajuda e compartilhar as tarefas com os presbíteros religiosos.

O convite se estende para todos os padres diocesanos e religiosos. Aos padres religiosos que não participarem integralmente do retiro solicito que estejam em Fátima, no dia 05 de março, 5ª feira das 8:00 às 12:00 horas munidos de túnica e estola roxa.

Contamos com a presença de todos os presbíteros diocesanos e religiosos para este tempo de graça, de convivência, de partilha e de espiritualidade.

Fraternalmente,

Dom Juventino Kestering                              Pe. Gunther Lendbradl