Ampliada Diocesana de Pastoral

No dia 04 de fevereiro de 2020, das 8:30 às 15:00, horas, no centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, realizou-se a ampliada diocesana de Pastoral. È uma reunião que anualmente acontece na primeira terça feira do mês de fevereiro e tem como objetivo, reunir os padres, agentes de pastoral, religiosas, lideranças das pastorais e movimentos para o impulso das atividades do ano. Estiveram presentes 75 representantes das 22 paróquias, pastorais e movimentos.

Constou da programação: acolhida e café matinal. Às 8:30horas, Padre José Éder, coordenador diocesano de Pastoral acolheu o grupo e postou a pauta da reunião. Em seguida convidou Maria Aparecida Silva, da Coordenação de Pastoral para encaminhar o momento orante em torno de Jo 1,35-42, com a oração do Canto de Simeão e oração da Campanha da Fraternidade 2020.

Ato contínuo, Dom Juventino Kestering, saudou os participantes e aprofundou o sentido do encontro neste início de ano.

Padre José Éder apresentou o resultado das conclusões da Assembleia Diocesana de Pastoral, 2019 em nível diocesano, forania e paróquia. Após, cada paroquia aprestou em três minutos as decisões da assembleia paroquial e os principais projetos para o ano em curso. De maneira geral as paróquias vão investir na acolhida, na formação dos grupos de família, na formação, na iniciação à vida cristã e nas pastorais sociais.

Após o lanche Dom Juventino encaminhou uma apresentou sobre os preparativos do 15º Intereclesial a se realizar em Rondonópolis no ano de 2022. Enfatizou o tema, o lema, a metodologia, o número de participes, a hospedagem, a infraestrutura, a prática das cartas. Após intervenção do plenário Padre José Éder encaminhou o tema da diocesaneidade enfocando a unidade e o sentido de pertença como base, mostrou a missão do bispo, dos presbíteros, do laicato. Salientou a importância do diálogo, da escuta, e da Assembleia diocesana, o Plano Diocesano, as Diretrizes Pastorais como rumo para a Igreja Particular de Rondonópolis-Guiratinga. Evenceram-se as atividades da manhã.

Após o almoço padre José Éder aprofundou o tema da “Acolhida no contexto da Igreja em Saída”. Salientou que acolhida é mais do que um aperto de mão, o um abraço, mas acolhida é gesto de amor, uma forma de valorizar a pessoa no seu todo, em todo contexto de vida.

A assembleia interagiu com perguntas e contribuições. Após este estudo seguiram-se os encaminhamentos como: Curdo de Teologia para leigos, Curso Teológico Catequético, o treinamento sobre a Campanha da Fraternidade nos dia 14 e 15 de fevereiro, na Escola Sagrado Coração de Jesus, os ministérios, sua formação, o pedido dos livros para grupos de família, a 29ª Romaria dos Mártires e demais comunicações para o andamento da vida da comunidade. Após avaliação, agradecimentos, Maria Aparecida fez breve oração, culminado com a bênção do bispo, Dom Juventino Kestering.

Pastoral da Comunicação – Pascom