Formadore se reunem

Os formadores do seminário Jesus Bom Pastor, em Várgea Grande/MT, nível Filosofia e Teologia com seu formador Pe. Jhony Willlian Nery de Souza, o Seminário Propedêutico, com sede na Paróquia Bom Pastor, cidade de Rondonópolis, com seu formador Padre José Moreira, juntamente com o bispo Dom Juventino estiveram reunidos na manhã do dia 03 de fevereiro de 2020 para tratar de diversos assuntos pertinentes à formação. Incialmente fez-se um levantamento dos desafios e conquistas no campo da formação. Sentiu-se a necessidade de uma equipe de formação na diocese, bem como um maior incentivo e cultiva das vocações sacerdotais nas paróquias.

Tratou-se também sobre o perfil dos vocacionados bem como o andamento do Seminário propedêutico, filosofia e teologia. Para o ano de 2020 há uma previsão de quatro jovens para o ingresso no primeiro ano de filosofia, e continuidade de três para a conclusão da filosofia. Já na teologia há o ingresso de um no primeiro ano de teologia, um no segundo ano e três no terceiro ano de teologia. Como se vê, na elogia há um numero reduzido tanto no primeiro ano como no segundo. Estes dados mostram que há necessidade de aumentar o número dos vocacionados através de um bom trabalho de base e critérios sobre o ingresso.

Falou-se também da necessidade de maior divulgação dos seminários, com visita dos padres, leigos e leigas nos seminários. Ainda foi pauta de reflexão a questão da granularidade entre seminário propedêutico, filosofia e teologia, mas acima de tudo uma credulidade no processo formativo. Insistiu-se numa formação cristã de base, seguimento de Jesus, espirito de renuncia, doação ao Povo de Deus, seguimento das linhas orientativas do Papa, da Conferencia dos bispos do Brasil e da diocese.

O Conselho de Formação tem por finalidade auxiliar o Bispo diocesano na condução do serviço de formação dos futuros sacerdotes da Diocese, quer viabilizando o programa de formação nos seminários, e/ou acompanhando o processo formativo.

Pastoral da Comunicação – Pascom