15° Intereclesial

No dia 25 de janeiro de 2020, os participantes da Ampliada Nacional das CEBs tiveram um dia intenso de atividades. Após oração da manhã precedeu-se a leitura da carta dirigida ao Papa Francisco externando o apoio das CEBs ao seu pontificado e seu testemunho de vida.

Após sugestões e aprovação da mesma, a planária se debruçou sobre a leitura das sugestões dos grupos realizados no dia anterior. Sugestões referentes à metodologia, dinâmica, realização, preparação e realização do Intereclesial. Após longas discussões sugeriu-se que é preciso uma sensibilização das bases, investimento na formação e atenção para os aspectos práticos de preparação do Intereclesial. Ato continuo os cinco representantes dos Grupos de Trabalho-GT (Sustentabilidade, Liturgia, Formação fé e política; comunicação e arte e cultura) apresentaram seus projetos, suas formas de dinamizar as CEBs bem como a melhor preparação para a realização do 15º Intereclesial. Na sequencia Padre José Éder Ribeiro Lima apresentou a proposta de vagas por Regional para participar do 15º Intereclesial. Foi decidido que o Intereclesial vai contar com 1.500 delegados, mais 500 vagas para os bispos, membros da Ampliada Nacional e convidados somando um total de dois mil participantes.

Na parte da tarde procedeu-se a visita ao Centro de Eventos Santa Terezinha, local onde será realizado o Intereclesial, bem como uma passagem no Espaço Cais, onde possivelmente terá uma atividade durante o Intereclesial. No retorno os participantes dedicaram tempo sobre a escolha do cartaz do Intereclesial. Após sugestões o cartaz, com algumas modificações foi aprovado e será utilizado em todo material de preparação do Intereclesial. Ainda na tarde de sábado os participantes se organizar por grandes regiões para afunilar as ações a serem desenvolvidas tanto a nível nacional, regional e para o Intereclesial. Ainda Padre Benedito Ferraro motivou e apresentou a proposta da participação do Intereclesial Latino Americano a se realizar de 09 a 13 de março do corrente ano em Guaiaquil, Equador. Lembrou que o Brasil tem dezoito vagas para participar.

À noite, na comunidade Santos Reis, paróquia santa Cruz, juntamente com a comunidades os integrantes da Ampliada participaram da celebração da eucaristia presidio por dom Juventino Kestering e concelebrados pelos demais bispos e presbíteros. A comunidade Santos Reis vai acolher romeiros para a mini plenária. Dessa forma foi um meio para integrar a comunidade com os participantes do intereclesial. Após a celebração da missa, além da apresentação da Folia de Reis, a comunidade ofereceu um calmo.

No dia 26, domingo as atividades tiveram início com a celebração da Palavra em torno do simbolismo da luz e das mãos a exemplo de Jesus que tocava as pessoas. Após os participantes se reuniram por grandes regiões (Nortão, Nordestão, Sulão, Lestão e Oestão) para refletirem sobre diversos assuntos e apresentaram na plenária as sugestões e conclusões em torno de vagas, metodologia, Marco Referencial, Texto Base, Formação, animação das comunidades. Após foram lidas três cartas: Uma dirigida às comunidades eclesiais, outros ao Papa Francisco e uma terceira para a Pastoral da Juventude. Após sugestões, e emendas as cartas foram aprovadas. Em seguida procedeu-se a escuta dos cinco grandes regiões: em síntese apresentaram como sugestões: A produção de subsídios com ao tema e lema do Intereclesial e subsídio para animara comunidade. Sugeriu-se um mapeamento da CEBs no Brasil para a leitura do perfil das comunidades. Sugeriu-se também resgatas a história e a identidade das comuidaxes. Salientou-se sobre a importância das Escolas de formação e as parcerias com as Instituições que já tem escolas organizadas. Sugeriu-se que as cartas devem ser lidas e partilhadas nas comunidades bem como estar mais presente nas comunidades. Promover encontros com jovens nas comunidades, utilizar melhor a comunicação quer das CEBS como dos demais meios disponíveis. Insistiu-se na Escuta, diálogo e os quatro pilas das diretrizes da CNBB: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Com diversas intervenções a plenária insistiu na importância e necessidade de um Texto Base. Dom Giovane Pereira, pontualizou que a questão da pesquisa sobre as comunidade é tema complexo, com elevados custos e que exige pessoas com competência nesta área de saber. Concluídos essa pauta seguiu-se para alguma pontualização como: Seminário de formação, fortalecimento e missão do Secretariado executivo e ampliado, a necessidade de clarear o papel do coordenador do Secretariado, a rápida conclusão do Marco Referencial e sua divulgação, redimensionar as cartas com um programa de formação contendo a Palavra de Deus, fotos, desenhos, frases do Magistério da Igreja, indicação dos documentos da CNBB, perguntas para conversa Ainda Marilza lembrou que entre regionais, entre os grandes regionais pode ser feitas trocas de vagas caso haja necessidade. Finalmente foi marcada para 21 a 24 de janeiro de 2021 a próxima reunião da Ampliada das CEBs. Como celebração final, Adilson Francisco organizou em ciclo, manifestou a alegria da presença de todos, bem como a participação, os temas debatidos e as conclusões a serem assumidas. Dom Juventino Kestering, bispo anfitrião após oração em tono da luz agradeceu a presença e abençoou os integrantes da ampliada bem como a viagem, a família e a comunidade onde residem.

Pastoral da Comunicação – Pascom