Dia Mundial da Paz

CONSTRUINDO A PAZ

Bem vindo ano de 2020. Celebra-se no dia 1º de janeiro Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz. O Evangelho (Lc 2,16-21) relata o anuncio do nascimento de Jesus aos pastores que foram às pressas à Belém para ver o que tinha acontecido. Certamente eles foram mensageiros da paz, de alegria e de esperança. A gruta de Belém até hoje é símbolo de paz, de acolhida, de presença. Sinal que aponta para uma estrela que brilha anunciando a vida, a paz e a salvação.

Na realidade atual, no mundo das tecnologias, em meio ao consumismo, individualismo o coração humano se fecha em si e perde a alegria de viver. Cresce a angustia, o desespero, a perda do sentido da vida. É comum encontrar crianças e adolescentes que não tem mais sonhos. Tudo virou monotonia, rotina. Os valores humanos e cristãos são relevados ao segundo plano. Dai o crescente vazio de vida. Dai a importância de uma iniciação à vida cristã a partir da mensagem do presépio em Belém. Redescobrir o sentido da vida no mistério revelado por Deus.

Neste dia a Palavra de Deus (Num 6,22-27) nos propõe a bênção: “O Senhor te abençoe e te guarde! Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se com­padeça de ti! Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz’ Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei“.

Hoje dia mundial da paz. Papa Francisco ensina: “A vida de perseguições e tribulações parece uma vida sem paz” e, ao invés, é a última das bem-aventuranças, recordou o Papa: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa”. Paz que ninguém pode tirar, uma paz que é um dom, como o mar que na profundidade é tranquilo e, na superfície, existem as ondas. Viver em paz com Jesus é ter esta experiência dentro, que permanece durante todas as provações, todas as dificuldades, todas as tribulações. O cristão carrega a vida nas costas sem perder a paz. Somente assim, pode-se compreender como tantos santos viveram a última hora sem “perder a paz. Este é o dom da “paz de Jesus” – paz que não podemos ter através de meios humanos. Trata-se de algo diferente que vem “do Espírito Santo dentro de nós” e que traz consigo a “fortaleza”. A paz nos ensina, a paz de Jesus, nos ensina a ir avante na vida. Ela nos ensina a suportar. Suportar: uma palavra que nós não entendemos bem o que significa, uma palavra muito cristã, que é carregar sobre os ombros. Suportar: carregar a vida sobre os ombros, as dificuldades, o trabalho, tudo, sem perder a paz. Ou melhor, carregar sobre os ombros e ter a coragem de ir avante. Isso se entende somente quando há o Espírito Santo dentro, que nos dá a paz de Jesus.

A Igreja reza: “Senhor Deus, dai a paz aos povos e guiai os passos daqueles e daquelas que, incansavelmente, se comprometem na cultu­ra de paz e do cuidado da vida. Abençoai o nosso Brasil e renovai a es­perança e o ânimo do nosso povo neste novo ano que se inicia, principalmente das pessoas desempregadas e dos jovens. Que a vossa paz, ó Deus, habite no co­ração e nas ações de todas as comunida­des que, espalhadas por este Brasil, estão no caminho de ser uma lâmpada na vida dos pobres e sofredores”.  (CNBB, Igreja em Oração pg. 27)

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes bênçãos sobre cada um de nós. Confortai com vossa bondade os que trabalham em favor da vida ajudando os sofredores e abandonados a reencontrarem a dignidade e o gosto de viver. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo de Rondonópolis-Guiratinga