Noite de Natal

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na noite do dia 24 de Dezembro de 2019 houve a celebração da Santa Missa de Natal, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, com início às 19:30 horas, celebrada pelo pároco Frei Andre Luiz e concelebrada por padre Alberto.

Na procissão de entrada, frei Andre Juntamente com os acólitos e ministros dirigiram-se ao presépio, com o rito de benção inicial da Santa Missa e abençoou a mangedoura onde o menino Jesus iria ser posto. Frei Vadenilson recitou “a benção das palhas” , uma tradição franciscana saudando o nascimento de Jesus.

Em seguida dirigiram-se ao altar, onde o menino Jesus estava deitado na manjedoura coberto por um manto branco, momento em que Frei Andre removeu o manto saudou o cristo com ósculo Santo e ergueu a imagem do menino Jesus. Toda a igreja aplaudiu e proclamou louvores ao nascimento do Senhor.

Em seguida caminhou com o menino Jesus entre os fiéis e todos louvaram.

Retornando ao altar deu continuação a Santa Missa, com leituras e proclamação do Santo evangelho. Na homilia o Frei Andre pregou o evangelho (Lucas 2) “o nascimento do Senhor, e que Jesus nascesse no coração de cada pessoa, para que o amor entre uns aos outros não esfriasse”.

Ressaltou a origem do presépio “O presépio foi criado por São Francisco de Assis, em uma gruta na cidade de Greccio. São Francisco queria que as pessoas compreendessem melhor o nascimento de Jesus, com isso pediu para seu amigo Giovani preparar o local conforme ele tinha pedido. São Francisco celebrou o natal do Senhor entre o boi e o jumento para demonstrar a simplicidade do local que Jesus escolheu nascer”.

São Francisco de Assis considerava o nascimento de Jesus mais importante que a ressurreição, alegava com fé que não poderia existir ressurreição sem o nascimento, afirmava que a noite de Natal era para ser celebrada com alegria”.

“Certa vez o natal caiu em uma sexta-feira, que é um dia de penitência, dia em que a Igreja se abstém de comer carne e houve uma certa discussão se poderiam comer carne ou não, pois era sexta, mas ao mesmo tempo era natal, uma solenidade. Hoje sabemos que quando cai uma solenidade na sexta-feira, não se faz abstinência, mas talvez os frades, naquela época e com pouco estudo, não soubessem disso. É a mesma coisa em relação aos domingos. Domingo é dia do Senhor. Todo domingo é páscoa. Todo domingo é solenidade, por isso não devemos fazer penitência aos domingos, mesmo aos domingos da quaresma. Mas como houve essa confusão se poderiam ou não comer carne naquela sexta-feira de natal, Francisco interveio dizendo que por ser aquele o dia em que o Menino nasceu para nós, ele queria que até as paredes comessem carne. E se elas não pudessem, como de fato não podem, pelo menos fossem esfregadas com carne. Com isso o santo quis dizer que era um dia de muita alegria”.

Após homilia, foi preparado a oferenda do Senhor “Consagração da hóstia”.

No momento de professar a fé, foi dividido em dois coro “homens e mulheres”.

Na benção final, frei Andre dirigiu os fiéis ao presépio, uma criança levou imagem de Jesus, e todas as crianças  estenderam as mãos para a assembleia, e proferiram a benção. Em seguida toda a assembleia cantaram “noite feliz”.

Após o término da Santa Missa, houve no salão ao lado da paróquia, uma jantar natalino, um banquete preparado, com janta, frutas e sobremesas.

Os convidados a ceiar, foram os moradores de ruas, que foram recebidos com respeito e carinho pela família franciscana, Frei Andre Luiz, os receberam com as boas vindas, agradeceu a presença de todos.

Frei Nelson foi convidado abençoar os alimentos, e todos serviram-se do banquete.

Assim foi a noite de Natal, celebrada na paróquia Sagrado Coração de Jesus.

“Noite Feliz”

Pascom – Pastoral da Comunicação