Paróquia São Sebastião em Dom Aquino – MT

O SACRAMENTO DO CRISMA

Na  noite do dia 01 de dezembro de 2019, dom Juventino Kestering esteve presente na Paróquia são Sebastião em dom Aquino, diocese de Rondonópolis-Guiratinga e presidiu a missa com crisma de jovens e adultos. O templo repleto de fieis que vieram celebrar a eucaristia do primeiro domingo de advento e ao mesmo tempo participar do rito de crisma de 72 crismandos, entre jovens e adultos. Catequistas e comunidade externavam alegria e esperança de perseverança e compromisso dos crismados.

A paróquia São Sebastião foi fundada em 1960 e tem atualmente como pároco Pe. Ilson Lopes de Assunção. Conforme o senso de 2010, o município conta com uma população é de 8.031 habitantes, numa área de 2.212,7km². Em termos eclesiais conta com Três Comunidades Urbanas: Matriz, Nossa Senhora Aparecida e São José Operário e três Comunidades Rurais: Entre Rios, Santo Antônio Boa Vista e Cabeceira Verde.

O nome da cidade é homenagem a Dom Francisco de Aquino Correia, que foi Arcebispo de Cuiabá. Aos 32 anos conquistou o governo do Estado de Mato Grosso – então província, na qual dirigiu de 1918 a 1922. Dom Aquino nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Leia mais sobre Dom Aquino Corrêa, sua bibliografia. Ao homenagear Dom Aquino com o nome do município, Walderson Coelho levou em consideração o currículo do religioso, e também fundamentou sua propositura no fato de haver em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, cidade com o nome de Mutum.

Atenderam a paróquia: Pe. Jaime Tiago Soardi de 1960 a 1966, Pe. Francisco Guffler de 1966 a 1980, Pe. Guiomar José de Almeida de 1980 a 1989, Pe. Francisco de Almeida Branco de 25 de outubro de 1990 a 1999, tendo Pe. Sebastião Luzes de Souza como vigário de 21 de fevereiro 1987 a 1990. No dia 03 de novembro de 1999 a 01 de junho de 2005, Pe. Sebastião Luzes de Souza assume a paróquia como pároco. O sucedeu Frei Anselmo Brand OFM, de 2005 a 2006. Novamente Pe. Francisco de Almeida Branco foi nomeado pároco de 2007 a 2010. No dia 31 de dezembro de 2010 assume Pe. José Antônio de Castilho, membro de Instituto Religioso de Direito Diocesano de São José do Rio Preto, SP, que permaneceu na paróquia até setembro de 2012. Pe, Delmiro Vieira do Nascimento Júnior nomeado por dom Derek Derek John Christopher Byrne, bispo de Guiratinga no dia 10 de setembro de 2012. Em decorrência do decreto B0465 do Papa Francisco realizou-se no dia 24 de agosto de 2014 sobre o remapeamento das dioceses a paróquia de Dom Aquino passou a ser da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Dom Juventino Kestering renomeou Pe. Delmiro como pároco no dia 05 de março de 2015. E atualmente é pároco nomeado por dom Juventino Pe. Ilson Lopes de Assunção.

Pastoral da comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga