Assembleia Regional

CATEQUESE EM ASSEMBLEIA REGIONAL

Nos dias 08 a 10 de novembro de 2019. No Centro Nova Evangelização (CENE), em Cuiabá as coordenações diocesanas de Catequese de Iniciação à Vida Cristã se reuniram para uma avaliação da caminhada, aprofundamento da Mistagogia na Catequese, um olhar sobre o Sínodo, estudo, parte das Diretrizes da CNBB sobre os Pilares da Casa: Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária. Também foi realizado o planejamento para o ano de 2919. Dom Juventino, bispo de Rondonópolis-Guiratinga foi o assessor e aprofundou o tema: “A mistagogia como caminho de conversão, de perseverança e inserção na caminhada eclesial”.

Momento expressivo foi a partilha das dioceses apresentado seus desafios, conquistas e caminhos a serem percorridos. A Iniciação à Vida Cristã está presente em todas as dioceses, mas ainda de uma forma lenta e com muitas resistências. Pelas famílias, catequistas, padres e comunidades. Há forte tendência de volta à catequese como preparação ao sacramento e não para a vida cristã. Em especial no mundo urbano a catequese precisa dar as razões da fé e da perseverança.

Dom Juventino, a sua exposição em forma de interação com os integrantes afirmou “a Iniciação à Vida Cristã! Ser iniciado na vida de Cristo, no modo de viver de Cristo. Conhecer e seguir seus passos. É um nascer, renascer e conascer”. Ainda afirmou que “Não há uma receita. Papa no final do Sínodo nos disse “avançar, fazer desabrochar”. Uma pétala de rosa é bonita, mas se ela não desabrocha, ela não gera nova vida. Buscar caminhos. Inteirar-se dos métodos, da linguagem. É importante lembrar que catequese é catequese, tem seu método, sua linguagem, sua progressividade, seu roteiro, sua dinâmica. Dai o catequista tem que ser catequista”.

Participaram da Assembleia 39 integrantes advindos das dioceses de Juína, Sinop, Diamantino, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste e Paranatinga e Barra do Garças.

Pastoral da Comunicação (Pascom)