Encerramento do Sínodo

NO VATICANO

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2019, foram dedicados ao encerramento do Sínodo, na manhã de sábado os sinodais receberam o documento final para a leitura individual das 31 páginas elaborando o seu voto para cada parágrafo.
No período vespertino, na presença e presidência do papa Francisco, as pessoas votaram individualmente, as opções dos votos foram as seguinte forma: “sim – não ao ou abster-se”.

No final o texto foi aprovado com margem de maioria absoluta e com muitos aplausos. Em seguida o papa tomou a palavra e resumiu o sínodo com algumas frases: “A igreja necessita entender a cultura e se inculturar; assumir a defesa da criação em especial a pessoa humana e a integração da fé e vida pois tudo foi criado por Deus”,  indicou uma renovação pastoral com urgência assim, entram os novos ministérios e a presença da mulher na igreja.

Sugeriu criatividade para repensar a formação de presbíteros, padres despojados, missionários capazes de ir com alegria nas fronteiras da missão; acentuou a necessidade da redistribuição do clero em todo mundo; exaltou a presença da mulher não só como servidora, mas a defensora da vida e com direito de participação nas decisões; insistiu na coragem de estar no mundo, aprender a dialogar sem medo do mundo; insistiu em aprender a caminhar, a escutar e não ir ou fazer sozinho, clareou que o sínodo é um processo que deve avançar. Falou ainda da ínculturaçao da linguagem e acenou para alguns ritos inculturados; e finalmente anunciou que vai instituir uma sessão permanente da Amazônia no Vaticano junto com o dicasterio de promoção humana.

O papa Francisco em sua simplicidade e humildade, permaneceu com o clero por mais de uma hora, cumprimentando todos com um aperto de mão, e no dia 27 encerrou o sínodo com a celebração da Santa Missa.
 “Novos caminhos e novas esperanças para a grande Amazônia “.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga