Encontro de formação permanente da Pastoral da Sobriedade

Vivendo o amor incondicional, manifestando sobriedade e libertando cativo”

Realizou-se nos dias 05 e 06 de outubro nas dependências do Centro Nova Evangelização (CENE)  – CNBB Regional Oeste 2 em Cuiabá/MT, mais um Encontro de Formação Permanente da Pastoral da Sobriedade.  Estiveram presentes as Dioceses de Rondonópolis/Guiratinga, Sinop, Diamantino, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá e Primavera do Leste/Paranatinga. A formação foi presidida pelo Coordenador Nacional de Formação, o psicólogo Fernando Barbosa. Estavam presentes o padre José da Silva da Diocese de Cáceres e o padre Reinaldo Braga Junior, presbítero da Diocese de Diamantino e Secretário Executivo do Regional, que nos deu as boas vindas e a bênção inicial. O primeiro tema a ser abordado pelo palestrante foi “Ciência e Religião” usando como texto principal a leitura do livro de Lucas 24, 13-34 e o texto referência Vivendo o amor incondicional, manifestando sobriedade e libertando cativos”.
Em seguida, trabalhou o tema “Uma abordagem ao dependente químico e familiares“. Após o intervalo, fez-se uma dinâmica do balão que oportunizou cada um a escrever tudo que precisam melhorar bem como as dificuldades e desafios. Após a apresentação ele realizou uma reflexão profunda acerca dos temas propostos.
Na manhã de domingo iniciamos com a celebração da santa missa presidida pelo padre José da Silva.
Em seguida, após o café da manhã, o palestrante abordou o tema “Pressupostos da Política Nacional sobre drogas”. Fernando Barbosa destacou a grande importância dos trabalhos realizados pela nossa ex Coordenadora Nacional Ana Godoi. Destacou a importância das 5 dimensões de Ação da Pastoral – Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinserção social e Atuação Política. O palestrante destacou a importância de os agentes estudarem sobre as políticas públicas sobre drogas numa postura evangelizadora. A Doroty fez os informes, destacou a importância de estudar mais os documentos da pastoral bem como as frentes de atuação. O padre Reinaldo falou sobre a realização do Sínodo que está sendo realizado em Roma nesse período e que devemos intensificar nossa atenção para a Amazônia bem como os efeitos devastadores de políticas públicas que causam a destruição da natureza. O padre Reinaldo concluiu a formação com uma oração.

Selma Moura – Coordenadora Diocesana