3° dia de Sínodo

“Amazônia, novos rumos para a Igreja e para uma Ecologia Integral
Com o tema: “Amazônia, novos rumos para a Igreja e para uma Ecologia Integral” o Sínodo percorreu seu terceiro dia, iniciou com a oração das Laudes presidida pelo papa Francisco.
O Sínodo está  na fase da escuta, mais de 30 integrantes fizeram uso da palavra, cada padre sinodal teve quatro minutos para expor um tema. Depois de quatro intervenções há um tempo para silêncio, reflexão  e escuta de Deus.   Diversas mulheres  falaram sobre temas importantes, referentes aos “desafios da distância, ausência e escassez de clero; a pobreza da igreja na Amazônia,  as mineradoras, a devastação da floresta,  os ministérios, a presença da mulher na evangelização, os jovens, a cultura, celebrações,  evangelização, missão dos leigos, sobrevivência e o futuro dos povos da selva, evangelização nas cidades, os quilombolas ;  o extrativismo, e violência”.
O Sínodo se desenvolve num clima de fraternidade no período da tarde alguns especialistas e cientistas falaram sobre a Amazônia. 
E no final do encontro a palavra foi livre para diversos temas, percebe-se um grande desejo  de encontrar caminhos para a evangelização na Amazônia no contexto atual.
Pascom – Pastoral da Comunicação
Diocese de Rondonópolis – Guiratinga