Dia do Nascituro

BENDITO É O FRUTO DE TEU VENTRE (LUCAS 1:42)

 

No decorrer desta semana inicia, em todo Brasil, as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças. Igreja Católica faz lembrar que 08 de outubro é o dia do nascituro.

Quem é o nascituro? E aquele ser humano que está no ventre da mãe desde o momento da concepção até a hora do parto. Este período de vida, no útero materno, chama-se “nascituro”. Este dia tem importância para a Igreja porque no inicio da gestação é que acontece a maioria dos abortos provocados. Aquele ser humano em desenvolvimento, que é vida, que se prepara para nascer, para ser gente, para sentir a beleza do sol e do sorriso de mãe, por vezes é interrompido, arrancado, morto, dilacerado dentro do corpo da mãe. Isto é o aborto. E aborto é um pecado hediondo, pois mata uma vida inocente.

O artigo  do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90 – ECA) determina que a gestante tem condições de obter judicialmente os alimentos para garantia do bom desenvolvimento do feto (alimentos gravídicos), adequada assistência pré-natal, como consultas médicas, remédios

Você prezado/a leitor, seja sempre defensor/a da vida de modo em especial àqueles que foram gerados e que estão no seio materno.

O dia do nascituro nos remete para a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dia da criança. A presença de Nossa Senhora na religiosidade do povo brasileiro tem um significado especial. É a presença materna da mãe de Jesus que cuida e ampara de eu filhos e filhas. E como mãe entende da vida de seus filhos especialmente das crianças. Nesta semana da criança, não bastam presentes. Acima de tudo as crianças querem o apoio, o carinho, a ternura da família e dos pais. Há muito sofrimento na vida da criança. Cresce o número de crianças que não conhecem o pai, não moram com a mãe, não sabem bem sua origem. “Se uma nação quer ter futuro deve cuidar bem crianças e adolescentes”.

Que esta semana da criança renove na mente e no coração de cada um de nós o compromisso de cuidar das crianças, de dar um rumo, de confiança e de Deus em sua vida.

Dom Juventino Kestering

Bispo de Rondonópolis-Guiratinga