“Ignorar as Escrituras, é Ignorar à Cristo”.( São Jerônimo)

 

No Mês de setembro a Diocese Rondonópolis Guiratinga junto com toda a Igreja Católica, dá ênfase a Bíblia nos encontros de Catequese, para cada dia buscar uma intimidade dos catequizando com a Sagrada Escrituras. “Não existe catequese sem bíblia”, a palavra catequese tem à origem de “catecismo”.

Portanto, a Pastoral da Catequese em todas as Paróquias da Diocese, dedicou os seus encontros com os catequizando: crianças, adolescentes, jovens e adultos, celebrando ritos da entrega da Palavra, gincanas Bíblicas, ações concretas como (recolher alimentos para a ação social) e meditações. Este teve como objetivo, que todos os catequizando possam Iniciarem à Vida Cristã, baseados na Sagrada Escritura. Fazendo – os compreenderem que não basta somente ler, rezar, e meditar a Palavra de Deus. Mas é necessário, viver a Palavra, colocar em prática com seu testemunho de vida, imitando Jesus Cristo. Como diz a canção do Pe Zezinho: “Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, sonhar como Jesus sonhou, viver como Jesus Viveu, sentir como Jesus sentiu”.

A Sagrada Escritura é um livro de prática, não é um livro de ficar somente na teoria. Diz São Jerônimo: “Procuremos aprender na terra aquelas verdades cuja consistência persistirá também no céu’”.  Na Sagradas Escrituras devemos buscar a verdade e não belas palavras ou só o que nos agrada. Quem busca a verdade na Bíblia, vai encontrar, pois a Verdade é Jesus.

Por isso, que meditar a Palavra nos livros, buscar interiorizar para a transformar as atitudes, daqueles que buscam ser melhor, e fazer melhor ao outro. Não só a pastoral da Catequese tem essa responsabilidade, mas, todas as pastorais, movimentos, serviços, comunidades, apresentam a Boa Nova/ Sagrada Escritura, a todos que tem sede em ter um encontro pessoal com Jesus Cristo, buscando o Reino de Deus.

 “Ama a Sagrada Escritura e a sabedoria amar-te-á; ama-a ternamente e ela guardar-te-á; honra-a e receberás as suas carícias”. Assim costumava a dizer São Jerônimo, tradutor da Bíblia ao latim.

Concluímos o mês de setembro buscando compreender a Bíblia, pois, iniciaremos o mês de outubro que é dedicado as missões. Só entenderemos a Missão se conscientizamos das verdades da Sagrada Escritura.

A Pastoral da Catequese unida as demais pastorais da Igreja, vem a cada dia dedicar a Missão que Jesus nos confiou com discípulas(os) dele, como diz no evangelho de Mc 16,15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”.

A Bíblia ajuda o catequista a viver conforme o desejo de Deus. E, é através da Bíblia que Deus ensina e orienta os nossos catequizandos, e a nós catequistas, para continuar a lutar e  viver sem nunca desanimar.

A Coordenação Diocesana de Catequese juntamente com o Bispo D. Juventino Kestering, tem eterna gratidão aos catequistas de todas as Paroquias da Diocese, pelo zelo, dedicação, amor pelo belo trabalho de evangelização. Deus abençoe todos!!!

 

Escrito por: Maria Marleide Ferreira Narciso- Especialista em Catequese