Romaria Franciscana em defesa do cerrado

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No dia 29 de setembro de 2019, foi realizada, em Rondonópolis, a Romaria Franciscana em defesa do Cerrado, mata característica do Mato Grosso, com participação dos romeiros da cidade e de outros municípios.

A Romaria teve como objetivo em sintonia com o Sínodo alertar a população sobre o desmatamento, venenos, queimadas, apropriação dos bens naturais e de terras públicas, falta de reciclagem e abandono de lixo em lugares impróprios, derrubada da mata ciliar, assoreamento dos rios e nascentes, desperdício de água, entre outros.

A concentração aconteceu, no início da manhã, na comunidade Nossa Senhora das Graças, na Vila Rosely, paróquia Sagrado Coração de Jesus, com momento celebrativo com a Palavra de Deus conduzido por Frei Wagner.

Em seguida os participantes seguiram em Romaria até o acampamento 13 de outubro, às margens do Rio Vermelho.

Vários foram os momentos significativos:

O abraço simbólico ao rio Vermelho.

A acolhida da imagem de São Francisco trazida pelo frei Wagner que veio de canoa.

o plantio de mais de cem mudas de árvores do cerrado, diversos pronunciamentos e explicações sobre a importância do cerrado para o bioma.

Há anos que grupos ecológicos, defensores da natureza, a favor da alimentação sadia livre de agrotóxico e defensores das águas se reúnem para uma romaria de conscientização sobre o momento em que a ecologia está passando. E o maior prejudicado é para o ser humano que se sente ameaçado pela quantidade de veneno, destruição das matas nativas e desequilíbrio da natureza.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga