Formação Regional de Presbíteros

Iniciando no dia 16 de Setembro de 2019 e com  término no dia 20, os presbíteros do Regional Oeste2, em um total de 96 participantes, sendo 19 da diocese de Rondonópolis-Guiratinga participaram da Formação Permanente dos Presbíteros, no auditório da Faculdade Católica do Mato Grosso (SEDAC) em Várzea Grande-Cuiabá. Na manhã do dia 17 de setembro os bispos do Regional se fizeram presentes, saudaram os presbíteros, presidiram a oração inicial e fizeram de certa forma um envio para o Sínodo sobre a Igreja na Amazônia.

Com a frase motivadora “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiões, como pastores” (At 20,28) os presbíteros foram motivados e animados a cuidarem de si, a se encontrarem com colegas, rezarem juntos, visitar os seminário, rever a faculdade, os professores e aprofundarem temas de importância para a vida do presbíteros.

Pe. Marcos Antônio de Campos Silva da Comissão Regional de Presbíteros Regional Oeste 2 assim expressa na motivação: “Queremos, lembrar que a pastoral presbiteral envolve todos os presbíteros, na família presbiteral cada padre é na responsabilidade pelo bem-estar de cada padre (At 20,28). Somente depois de se colocar como alguém aberto e disposto a zelar pelo bem de outro padre, é que um presbítero está mais preparado para zelar e cuidar do rebanho do Senhor”. E continua “olhando sob a ótica da pastoral presbiteral, pode-se dizer que o padre antes de ser pastor do rebanho, é chamado a ser guardião e cuidador, somos homens do cuidado de seus irmãos padres. Em nosso Regional Oeste 2, queremos manter viva esta disposição de todos os presbíteros das nossas dioceses, em cuidar uns dos outros, como guardiões e pastores”. Como integração pedagógica, os padres na maioria se hospedam nos seminários e fazem todas as refeições juntos com os seminaristas nos respectivos seminários.

A formação teve como tema a INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS com Pe. Luis Alves de Lima, conhecido catequéta em nível de Brasil e de América Latina. Enfocou aspectos da história da Iniciação à Vida Crista, origem e a importância na Igreja primitiva, sua atuação ao longo dos séculos e a redescoberta a partir do Concilio Vaticano II. Momento significativo foi a missa presidida por dom Jacy, bispo de Cáceres e concelebrada com todos os presbiteros. Após os mesmo realizaram a confraternização com momento de integração.

Os presbíteros tem missão fundamental na vida e dinâmica da Igreja. São constituídos cuidadores do povo a eles confiados. Como tal necessitam de saúde mental, afetiva, intelectual e metodológica.

Pastoral da Comunicação- Pascom