Romaria Franciscana em defesa do cerrado

Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia Integral

Na noite do dia 09 de setembro de 2019, na Sede da Província Santa Terezinha, das Irmãs Catequistas Franciscanas, em Rondonópolis, lideranças se reuniram para preparar a ROMARIA FRANCISCANA EM DEFESA DO CERRADO que acontecerá no dia 29 de setembro de 2019 com inicio às 7:00 horas, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, Vila Roseli, paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rondonópolis/ MT com caminhada até o acampamento 13 de outubro às margens do rio Vermelho.

A Romaria tem como objetivos: No contexto ecológico do Sínodo da Amazônia, conscientizar de maneira orante e celebrativa para um assumir corresponsável da preservação dos três biomas do Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica. Ainda mais: Conscientizar sobre problemas, como: desmatamento, venenos, queimadas, apropriação dos bens naturais e de terras públicas, falta de reciclagem e abandono de lixo em lugares impróprios, derrubada da mata ciliar, assoreamento dos rios e nascentes, desperdício de água, entre outros.

Num primeiro momento dom Juventino Kestering fez um breve histórico do contexto do Sínodo “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia Integral”. Enfocou o momento histórico, a realidade da Amazônia em especial da presença evangelizadora da Igreja, sua gente, cultura e ecologia. Lembrou que o Sínodo é de toda Amazônia incluindo oito países e nove estados brasileiro. Sínodo é uma oportunidade para busca de novos caminhos para a Igreja na Amazônia.

Num segundo momento forma levantadas propostas de organização e distribuição de responsabilidades como infraestrutura, caminhão do som, água, mudas de árvores, cadeiras e mesas. Também foi organizada a acolhida de pessoas que vem de fora como de Cuiabá, de Cáceres. Os mesmos vão ser acolhidos nas famílias. Pensou-se também no mapeamento da romaria, divulgação, montagem do folder e flyer, Convite nas paróquias, comunidades e grupos, contato com os pescadores da região. Insistiu-se também na importância de ser uma Caminhada Ecológica, daí o cuidado com o lixo e o meio ambiente. Também foi decidido que haverá elaboração dos textos conscientizadores e celebrativos como a celebração de abertura colocando a Romaria no contexto do Sínodo enfocando o aspecto ecológico dos biomas do Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Amazônico.

Proposta de programação do dia:

07h00 – Concentração na comunidade Nossa Senhora das Graças, Vila Roseli

07h30 – Café partilhado

08h30 – Celebração de abertura com fala sobre o Sínodo, proferida pelo Frei André 09h15 – Início da caminhada com paradas no meio do caminho,

10h30 – Chegando ao acampamento: Abraço simbólico ao Rio Vermelho – motivação feita pelos Freis Franciscanos, plantio de árvores, falas temáticas sobre agrotóxicos, a importância do Cerrado.

12h30 – Almoço seguido de momento cultural como: Teatro, dança do Siriri; dança circular com o grupo Mova-se. Também ficou decidida a reunião de preparação imediata para o dia 23 de setembro, 2ª feira, às 19h00, à Av. Frei Servácio 354 – Sede Provincial.

Em meio a tanto descuido e agressão ao meio ambiente em especial ao Cerrado, mata caraterística do Centro do Brasileiro,  grupos movidos por ideais de conservação e preservação se reúnem e acreditam que é possível mudar os rumos da forma como o ser humano ocupa este planeta.

Pastoral da Comunicação – Pascom