Saiba o motivo da Peregrinação da imagem e da relíquia de São Francisco de Assis

NO ORATÓRIO DOM BOSCO

Após a sua conversão, São Francisco de Assis iniciou uma vida sem nada de bens materiais, de muita oração, jejum, penitência, contemplação, de amparo aos pobres e desprezados de sua época. Esse modo de vida atraiu, primeiramente, alguns homens. Depois veio Clara, a primeira mulher e depois o casal Luquésio e Buonadona. Para cada ramo, o próprio São Francisco de Assis determinou como os seguidores deveriam ser e viver, ao que dá-se o nome de Regra e Vida. E a da Ordem Franciscana Secular foi aprovada no dia 20 de maio de 1221, pelo Papa Gregório IX.

O que poderíamos destacar na Regra e Vida da Ordem Franciscana Secular?

O Capítulo 4 diz: A Regra e a Vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens. Que os franciscanos seculares se empenhem na leitura assídua do Evangelho, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho.

A Regra e Vida da OFS também diz:

– Façam da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir.

– Participem da vida sacramental da Igreja, principalmente a Eucaristia.

– Cumpram fielmente as obrigações próprias da condição de cada um nas diversas situações da vida, em qualquer lugar que estejam.

– Sigam o Cristo pobre e crucificado, testemunhando-o mesmo nas dificuldades e perseguições.

– Construam um mundo mais justo, fraterno e evangélico.

– Não acumulem bens materiais somente para si. Mas, dividindo-o com os mais necessitados.

– Assumam as próprias responsabilidades com competência e em espírito cristão de serviço.

– Estejam presentes no mundo, através de iniciativas individuais ou coletivas.

– A Regra e a Vida da OFS também pede para que vivamos em fraternidade, onde um irmão ajudará o outro na sua caminhada.

Para comemorar os 800 anos da aprovação da Regra e Vida da Ordem Franciscana Secular, o Conselho Nacional decidiu fazer peregrinar por todas as cidades brasileiras aonde residem franciscanos uma Imagem e uma Relíquia de 1º. Grau (um fragmento de osso do Santo) que foram ofertadas por frades de Assis, na Itália. A peregrinação iniciou em 2015, e terminará em 2021, na cidade de Canindé-CE, onde encontra-se o segundo maior santuário franciscano do mundo.

Os padroeiros da Ordem Franciscana Secular são: Santa Isabel da Hungria e São Luiz, rei de França. Procure saber mais sobre eles. Os exemplos de vida deles são lindíssimos e muito nos ensinam.

São Francisco de Assis era um adorador do Cristo feito homem, do Cristo Crucificado e do Cristo Eucarístico. Tinha enorme veneração por Nossa Senhora e São Miguel Arcanjo.

Saiba mais sobre a Ordem Franciscana Secular e sua Regra e Vida, as outras Ordens, a espiritualidade franciscana e muito mais acessando: www.franciscanos.org.br www.ofs.org.br . Há também diversos livros disponíveis no mercado.

A Fraternidade Santa Clara, da Ordem Franciscana Secular, em Rondonópolis, reúne-se no último domingo de cada mês, às 15:30h, no salão do primeiro piso, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Venha participar e descobrir se a sua vocação é franciscana.

“A gente pode ser muito mais feliz seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.”

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga