CIMI 2019

DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-GUIRATING

ASSEMBLEIA REGIONAL DO CIMI

Rondonópolis, 22 de julho de 2019

Estimados presbíteros, lideranças das pastorais e movimentos,

Entre os dias 22 a 26 de julho de 2019, nas dependências do Centro de Pastoral (CEPA) da diocese de Rondonópolis-Guiratinga realiza-se a assembleia anual do Conselho Indigenista Missionário, (Cimi), com a participação em torno de 40 missionários e missionárias que atuam nas mais diversas etnias indígenas no Estado de Mato Grosso.

Realiza-se no horário das 7:30 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas sendo aberto para quem desejar conhecer, visitar ou durante a assembleia ou nos intervalos para conhecer o trabalho simples, despojado e até criticada da presença dos missionários e missionárias junto aos povos indígenas.

Recordamos que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) é um organismo vinculado à CNBB que, em sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da Igreja Católica junto aos povos indígenas. Criado em 1972, o Cimi procurou favorecer a articulação entre aldeias na defesa de sua cultura, tradições, território, sobrevivência, educação, saúde, rito e símbolos.

O Cimi assume como objetivo geral: Testemunhar e anunciar a Boa-Nova do Reino, a serviço da vida dos povos indígenas, denunciando as estruturas de violência e injustiça, praticando o diálogo intercultural, inter-religioso e ecumênico, apoiando as alianças desses povos entre si para a construção de um mundo para todos, igualitário, democrático, pluricultural e em harmonia coma natureza, a caminho do Reino Definitivo.

Lembramos que no território da diocese de Rondonópolis o povo Bororo com suas aldeias está presente nas reservas de Perigara, Córrego Grande, Piebaga e Tadarimana.