Preparando a semana da família 2019

SEMANA DA FAMÍLIA

Na tarde do dia 06 de julho, das 14:00 às 16:30 horas, sob a coordenação de Pe. José Éder Ribeiro e Maria Aparecida, no Centro de Pastoral, reuniram lideranças das pastorais, movimentos, bem como representantes das paróquias da Forania Rondonópolis para planejar a semana da família que acontecerá de 11 a 18 de agosto de 2019.

Essa iniciativa indica a necessidade da família vivenciar a experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e sociedade.

Com o tema A família como vai? Somos convidados a refletir sobre a iniciação à vida cristã que deve começar no seio da família, pois é nela que se deve pautar pelos caminhos do respeito, do diálogo, a educação da fé e dos valores cristãos. A semana da família assim foi organizada:

Abertura da Semana da Família no dia 11 de agosto, dia dos pais com celebrações e outras iniciativas em cada paróquia,

Simpósio sobre a Família com o tema: A família como vai? Será no dia 13 de agosto, 3ª feira, às 19:15horas com o Padre Psicólogo Dr. Rosemar, professor na Faculdade Católica de Cuiabá. O local escolhido foi a paróquia Sagrado Coração de Jesus, com uma equipe que vai ajudar a preparar o ambiente e a infraestrutura necessária para o Simpósio. Terá como mediador Pe. José Éder Ribeiro com a presença do bispo, de casais na mesa dos debatedores.

– Caminhada da Família. Será realizada no dia 18 de agosto, domingo com inicio às 16:30 horas, tendo como local de concentração o Santuário de Nossa Senhora Aparecida rumo à Catedral Santa Cruz onde será concelebrada a missa pelas famílias com a bênção das famílias. Na caminhada ao anoitecer será realizado o rito da luz que deve brilhar como esperança na vida das famílias

– Atividades durante a Semana da Família: Os participantes sugeriram: Missa da família, visita às famílias, motivar para um dia da família na paróquia e às 18:00 todas as famílias acenderem uma vela  e rezar um Pai Nosso de mãos dadas. Acender uma vela em frente à casa, ou na janela da casa; celebrar um dia com o rito da bênçãos das alianças, breves retiros com família, rito da renovação do compromisso matrimonial, encontro ou atividades com os jovens, encontro com noivos da paróquia e casais recém casados, oração do terço pelas famílias, adoração ao Santíssimo e muitos outras criatividades como iniciativa de cada paróquia.

O encontro se encerrou como alegria e esperança e com desejo de realizarem ações em favor da família como base para a vida e a sociedade. Dom Juventino encerrou o encontro agradecendo a presença e com a oração do Pai Nosso e benção deu-se por encerrado o encontro. “Uma família feliz é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passam por nossas vidas”.

Papa Francisco ensina sobre a família: “O primeiro lugar, e o mais importante, para transmitir a fé é o lar, através do exemplo calmo e diário de pais que amam o Senhor e confiam na sua palavra” por isso, continua o papa: Sempre encontramos Jesus na família. A família é o lugar mais importante para transmitir a fé, é o lugar privilegiado para difundir o Evangelho. A base da família deve ser o perdão. A família manifesta toda a sua beleza se estiver “ancorada” no amor de Deus. A família é a esperança do mundo. A família gera paz. A família que reza unida permanece unida. A família não deve considerar as redes sociais um problema. A igreja é “uma família de famílias”.

Pastoral da comunicação – Pascom