Reunião dos Padres

EM ENCONTRO FORMATIVO

“O primeiro cuidado da pastoral presbiteral é motivar os presbíteros a serem como Jesus Cristo, Bom Pastor e agindo como Ele, possibilitando uma maturação pessoal de modo que possam dedicar-se plenamente ao ministério de pastores que Deus e a Igreja lhes confiam em prol das comunidades” (Diretrizes Formação 369). Com esta motivação os presbíteros da diocese de Rondonópolis-Guiratinga participaram, no Centro de Pastoral, CEPA, do encontro formativo nos dias 02 e 03 de julho de 2019.

O encontro teve dois horizontes: A comunhão fraterna no âmbito pastoral e presbiteral e a formação humana afetivo dos presbíteros. Após oração da Hora Média, Padre José Éder, coordenador diocesano de Pastoral acolheu os presbíteros e encaminhou a agenda. Em seguido dom Juventino Kestering, à luz do texto de Eliseu Wieniewski “Os desafios morais de uma empreitada” (Vida Pastoral nº 328, julho-agosto de 2019) pontualizou aspetos fundantes da formação, da vida do presbítero e sua missão. Os desafios morais quanto à identidade e à missão dos presbíteros nas circunstâncias atuais pedem o testemunho da fé e da caridade; profunda espiritualidade, renúncia e despojamento de si; prioridade da tarefa da evangelização; capacidade de acolhida, superando a tentação de um serviço burocrático e rotineiro; solidariedade efetiva com os sofredores; opção preferencial pelos pobres; maturidade para enfrentar os conflitos existenciais; cultivo da dimensão ecumênica; diálogo inter-religioso; respeito à pluralidade; apoio às justas reinvindicações do povo; capacidade de respeitar, discernir e suscitar serviços e ministérios; promoção e manutenção da paz e da concórdia (d. n. 46) e a decisão de evitar a mera “submissão por conveniência” (n. 237, 7). Incentive-se o “espírito de pobreza e solidariedade com os mais pobres e evite-se paternalismo, acomodação, aburguesamento e desperdício” (n. 235). Durante um longo tempo os presbíteros fizeram uma partilha de vida em grupos partilhando experiências, sofrimentos, alegrias e perspectivas no exercício do ministério.

À noite os presbíteros participaram de uma confraternização, simples, alegre, festiva com muita partilha de vida e recordação de fotos da história da vida de cada um. Já na manhã do dia 30 após a celebração da eucaristia diversos assuntos estiveram em pauta como: Os encaminhamentos do s temas tratados no dia anterior, a reorganização das assessorias das pastorais e movimentos, as semana da família, a reedição e reformulação do Hinário Litúrgico, a confraternização dos presbíteros para o dia do padre, a noite católica na Exposul.

No final da manhã após breve avaliação os presbíteros animados e fortalecidos, após o almoço retornaram para suas paróquias.

Pastoral da Comunicação – Pascom