Visita dos Seminaristas à Aldeia Córrego Grande

POVO BOE
       O Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Oeste II, esteve presente na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga entre os dias, 14 e 21 de Junho de 2019, cerca de quarenta seminaristas, quatro religiosas e um diácono, desenvolvendo atividades Pastorais na Paróquia São João Bosco e na Aldeia Indígena Córrego Grande.
      Os Missionários, Alessandro Alves (Diocese de Sinop) Gabryel Mateus Soares (Diocese de Rondonópolis- Guiratinga), Daniel Gomes e Edvanio Martins (Arquidiocese de Cuiabá) foram enviados para a aldeia indígena Córrego Grande, onde tive a graça de acompanha-los nesta Missão.
    O Seminarista Daniel relata: “Durante cinco dias eu e mais três seminaristas tivemos a oportunidade de conviver intensamente com o povo indígena Boe na aldeia Córrego Grande. Em nosso primeiro momento com eles deixamos claro que estávamos ali não somente para partilhar a nossa pequena experiência, mas também, em especial, para aprender com eles. Aprender sobre sua cultura, crenças, ritos e como ainda hoje eles vivem em comunidade, a exemplo dos primeiros cristãos”.
       Durante a semana nos encontramos com as crianças e adolescentes nas escolas realizando pequenas catequeses e motivando eles a protegerem sua cultura e língua.
       Com os jovens e adultos foi realizado encontros de orações, seja a Santa Missa e o terço a noite, partilhas sobre a responsabilidade de viverem intensamente a fé e de cuidarem dos pequenos. Entre todas as atividades, em minha opinião, a mais marcante na minha vida e acredito que na deles também, foram as visitas nas casas. Visitamos todas as casas da aldeia rezando e abençoando as famílias e, principalmente, escutando as pessoas. Com toda certeza, saímos dessa experiência melhor do que entramos, pois este contato com o povo Boe, pessoas simples e humildes, restaurou nossas vocações!”.
         Para o povo Boe ficou a saudade e gratidão por tudo que foi realizado com eles durante está Missão.
Quando nos colocamos a disposição  de Deus, para servir o seu povo é  sempre uma oportunidade de reencontramos o sentido de nossa vida e vocação.
Que Deus continue suscitando pessoas a se colocarem a serviço dos outros, doando a sua vida, por amor a Deus e ao seu povo.
Padre Erivelton Postil